Imaginemos: uma criança, debaixo de uma ponte, padece frio, fome e nudez. E por conta dos maus tratos, está prestes a morrer. O número de vítimas do último tremor de terra do Haiti passa dos 75 mil. Países como a China e a Rússia, por exemplo, continuam com suas cortinas de ferro em relação ao Evangelho da Graça do Senhor Jesus. Sem contar com as misérias que assolam os países considerados subdesenvolvidos. O nosso Brasil varonil nem se fala: aqui a corrupção corre solta. Desigualdades sociais, miséria, pobreza, crimes hediondos, prostituição e por aí vai numa lista que não tem fim. E Deus? O Deus Eterno, do topo do Universo, que tudo vê nada faz. Por quês? Somente duas alternativas são possíveis. Fugir dessas duas alternativas é querer ser mais real do que o rei.

Vamos lá. Ou Deus nada faz porque não quer, ou Deus nada faz porque não pode. Admitindo a primeira alternativa: Deus nada faz porque não quer, Deus, o Eterno, conservaria Sua qualidade de Soberania Absoluta, mas estariam todos nós, o Universo inteiro, diante de um deus que permitiria toda sorte de miséria e de desgraça somente para sustentar sua prerrogativa de soberania que, neste caso, nem soberania seria; seria tirania. Sendo assim, Deus não seria totalmente amor e totalmente misericórdia nem complacente. Que o Eterno Deus das luzes nos livre de um deus assim. A segunda alternativa, Deus nada faz porque não pode, vem assegurar a prerrogativa de que Deus é totalmente amor, misericórdia e compassivo, mas deixa de estar totalmente no controle de todas as coisas, ostentando a qualidade de Soberania Absoluta. Ora, ora! Sabe-se que o Senhor foi tentado pelo inimigo (Mt.4:1-20). E numa dessas tentações o inimigo mostra todos os reinos da Terra e a glória deles. E oferece tudo ao Senhor. Ninguém pode oferecer algo que não tem. Nem tão pouco o Senhor repreendeu o inimigo por oferecer uma coisa que ele, inimigo, não possuía. Isso é claro como a luz do meio dia.

É... A palavra de Deus afirma que quem está, NO MOMENTO, no controle de todos os reinos da Terra e no governo da glória deles não é o Deus Eterno. Pelo contrário, é o próprio inimigo. Se Deus estivesse no comando de todas as coisas o mundo estaria essa miséria que está? Que coisa mais esquisita os que tais coisas afirmam. Hão de pagar caro. A afirmação apostólica é que o mundo está no maligno 1 Jo.5:19. O mundo só terá Deus, o Eterno, no controle de todas as coisas quando o Senhor Jesus tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força 1 Co. 15:24, leia-se o texto!!! E ainda, a revelação profética nos afirma que o controle total de Deus sobre o mundo é futura e não presente: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” Ap.11:15. Leia-se o texto!

Hão de pagar caro com essas arengas, os que afirmam que Deus está no controle de tudo no presente momento. Hão de pagar caro no Tribunal de Cristo se remido for, os que amontoam essas palhas para si. Ou, aí será muito pior, estarão em maus lençóis diante do Trono Branco. Quem não deve não teme! MARANATA!

Aos remidos, graça e paz!


A fé não é de todos? Claro! A fé não é de todos! É o que está registrado na segunda carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses 3:2. Mas que tipo de fé não é de todos? Sem maior esforço, podemos dizer que a fé que não é de todos em 2Ts. 3:2 de jeito nenhum, mas de jeito nenhum mesmo, se refere à fé salvadora. “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm.3:22 e 23). Ora, a justiça de Deus, disse Paulo inspirado pelo Santo Espírito, é para todos e sobre todos os que crêem. Ele não disse que a justiça de Deus é para todos e sobre todos os “eleitos para a salvação”. E ainda acrescenta: “porque todos pecaram”. Quem pecou? Quem está destituído da glória de Deus? Somente os eleitos para a salvação? Não! Todos pecaram! E como essa coisa da predestinação para a salvação não existe, graças a Deus, a justiça de Deus é para todos e sobre todos os que creem.

Os que crêem, não porque estavam predestinados a isso, mas porque, depois de ter ouvido a palavra da verdade, de ter ouvido o evangelho da salvação e tendo no Senhor também crido, só depois disto, é que foram selados com o Espírito Santo da promessa, e também nos predestinou para filhos de adoção e fomos também predestinados para herança Nele. E tudo isto somente depois que cremos, repetimos. Ef.1:5,11,13. Agora, por obséquio, leia-se Romanos 3:28: “concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”. Como é que está escrito? Que os que são eleitos são justificados pela fé? Mas de jeito nenhum. Está escrito que o homem, qualquer homem, é justificado pela fé. E como pode a justiça que há em Cristo ser de todos e para todos os que creem se a fé (2Ts. 3:2) não é de todos? Justamente porque o apóstolo Paulo em 2Ts.3:2 não tratava da fé salvadora. Escrevendo a Timóteo, na primeira carta, capítulo 4 e versículo 1, disse assim o apóstolo dos gentios: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. E recomenda o seguinte: “Propondo estas coisas aos irmão, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido” 1Tm4:6. Claro que o apóstolo não falava aqui da fé salvadora.

Ninguém pode apostatar da fé salvadora, da fé confiança mo Sangue do Senhor Jesus. Paulo estava dizendo que alguns, e somente alguns, apostatariam da fé conjunto de doutrinas. E recomenda a Timóteo a ser bom ministro, criados com as palavras da fé conjunto de doutrinas dadas para a Igreja. isso atesta Judas: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”. Jd.1:3. Perceba que a fé aqui não foi dada a pecadores. A fé aqui foi dada aos santos. Aos santos depois de santos. E fé aqui é fé conjunto de doutrinas, insistimos. Isto está claro como o sol do meio dia no versículo 4 de Judas. Ora, claro que a fé não é de todos! A fé foi dada aos santos, ou melhor, foi dada a pecadores depois que se tornaram santos. Ressaltando: fé conjunto de doutrinas. A fé de 2Ts.3:2 faz referência ao escopo doutrinário dado à Igreja do Senhor Jesus. Não existe uma fé dada a pecadores para que eles se tornem santos. Só se houver em bulas, em encíclicas, em tratados do mundo religioso. Mas na Palavra de Deus, não!

Por que Deus não predestinou Adão e Eva para viverem para sempre no Jardim de Delícias? Porque Deus, o Eterno, não criou marionetes. Pelo contrário, Ele criou seres morais, a Sua imagem e semelhança, com poder de decisão. E a conversa de que o homem perdeu esse poder de decisão depois que decidiu agir contrário à ordem divina, é para rir de tanta comédia ou para chorar com tanta desgraça religiosa. Sabe-se que toda cultura é etnocêntrica. Ou seja, ela se auto-considera certa e verdadeira. Todo grupo religioso é etnocêntrico. É que esses grupos não consideram a verdade. Gostam mesmo é da tradição religiosa. E dizer que Atos 13:48 corrobora o argumento de que alguém que estava perdido veio a crer porque foi escolhido a dedo para isto, é ser muito presunçoso a não dar ouvido à verdade. O texto trata de Judeus e Gentios. (At.13:44-48). O Plano da Salvação estava arquitetado desde a criação do homem (Gn.3:15). Inclusive para os gentios: “ao gentios, ouvindo isto... creram...” v.48. Como pode alguém rejeitar aquilo para o qual não foi destinado? Mas é o que está dito no versículo 46 de Atos capítulo 13: “Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios”. Claro! Ele, o Eterno, ordenou a fé dos gentios! Isto está ratificado em Gn.12:3. O apóstolo Paulo também afirmou essa verdade ao dizer: “Nele, digo, em Quem também fomos (judeus) feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito Daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da Sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa” Efésios 1:5,11-13. Nós, os que primeiro esperamos em Cristo. Depois vós. E só depois de ter ouvido o evangelho e Nele também crido, nos predestinou para o louvor da Sua glória! Herança de Deus, só Israel. Agora também os gentios, os Efésios, e só depois que creram.

A ideia de terem sido eles, efésios, arrastado para debaixo de uma fé imposta pelo Criador como dom, não sobrevive a um exame sério e comprometido com a verdade. O tribunal de Cristo será pesado para quantos mancharam o caráter do Altíssimo, atribuindo-Lhe a infâmia de ter escolhido pessoas para a bem-aventurança eterna e deixado as demais entregues à perdição. Para que não paire dúvidas, analisemos 2 Tessalonicenses 2:13. Como um texto fora do contexto é semelhante a um peixe fora da água, fica parecendo, em 2Ts.2:13, tenha Deus elegido pessoas para a salvação em detrimento de outras, a quem Ele simplesmente teria rejeitado. Essa aparência só se conserva quando se isola o texto. Ora, quando analisamos os versículos 9 e 10 do mesmo capítulo, percebemos um jogo de contrastes. É que os que perecem, perecem por não acolherem o amor da verdade para não serem salvos. Isto está claro que, se acolhessem o amor da verdade, seriam salvos. Não perecem por não serem predestinados para a salvação. OS QUE PERECEM, PERECEM POR NÃO RECEBEREM O AMOR DA VERDADE PARA SE SALVAR. A operação do erro seria enviada aos que tivessem prazer na iniquidade, e não aos que Deus não houvesse predestinado ou escolhido para a salvação.

Desde o princípio, determinou Deus , com base em sua justiça, que todos os que amassem a verdade do evangelho da graça, e invocasse o precioso nome do Senhor Jesus – o Cordeiro Eterno – receberiam o dom gratuito da vida eterna. E tendo assim determinado, então, considerou eleitos para a vida eterna quantos viu que o fariam, inclusive os tessalonicenses do versículo 13. Deus escolheu os remidos desde o princípio para livrar da eficácia de Satanás, de seu poder, sinais e prodígios da mentira. E fez mais, chamou os remidos, e não os incrédulos, para alcançar a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts.2:14). Repare bem: Deus escolheu os remidos e não os incrédulos. E é brincadeira citar Filipenses 1 e 29 para sustentar uma doutrina fabricada em laboratório particular. O apóstolo Paulo aconselhou aos irmão de Filipos: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais no mesmo espírito , combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” Filipenses 1e 27. Paulo escrevia aos santos de Filipos, Fp. 1:1, e não a qualquer pessoa. Não convidava a não remidos, mas a remidos pelo Sangue do Cordeiro, para que continuassem combatendo pela fé do evangelho. É preciso notar, principalmente os que creem no absurdo, isso sim é absurdo, da Predestinação Fatalista, que Paulo não escreveu “pela fé no evangelho”, mas “do evangelho”; quer dizer, não se tratava, e não se trata da fé exercida por alguém que ainda está fora, e que precisa crer no evangelho para ser remido. Tratava-se, e ainda trata-se, de defender a fé do evangelho, isto é, defender o conjunto de ensinamentos que compõem a doutrina do evangelho da graça.

Então, o que foi concedido em Filipenses 1 e 29 foi a graça de padecer por Cristo e não a graça salvadora e a graça de crer na doutrina acerca de Cristo, isto é, acerca do que Ele realizou na cruz, “pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” Filipenses 1 e 28. Ô homem, abre os olhos! A fé explícita em Tito 1 e 1 não é a fé salvadora! Não é a fé confiança no Senhor Jesus! Qual a fé que é dos eleitos? A fé do evangelho, homem! A fé doutrinária, a fé-conjunto-de-doutrinas, do pleno conhecimento da verdade! Isso é primário, ora! Eleitos de Deus depois de remidos, e eleitos na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos! Filipenses 1 e 2. Deus prometeu, antes dos tempos eternos, vida eterna a todos quanto invocassem o Nome do Senhor Jesus. Sem ter mais forças para sofismar, como uma criança que tenta esvaziar o mar com um balde furado, os defensores da ‘coisa’ citam João 6:44 e 45. Como conhecer as Sagradas Escrituras não é ficar citando versículos (isso qualquer um faz), os pregadores da tal ‘predestinação’ deveriam saber que a Palavra de Deus é dividida em dois compartimentos: Antigo Testamento e Novo Testamento. E que um testamento não tem força de Lei enquanto vive o Testador. E que o Testador da Nova Aliança é o Senhor Jesus. Isto é primário!

Por isso, doutores da ‘coisa esquisita’, enquanto o Senhor vivia, enquanto corria Seu Sangue pelas Suas artéria, não havia Novo Testamento, não havia graça estendida a toda criatura. A citação de João 6:44 e 65 diz respeito aos judeus, mais especificamente aqueles os quais o Eterno concedeu ao Senhor Jesus para aprenderem dEle. João 6:39, 44 e 45. Lógica. O argumento da Predestinação Fatalista é totalmente contrária à verdade da Palavra de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3 e 16. Ou o mundo seria somente os já “predestinados”? Deixa de brincadeira! Além disso, leia-se os textos Jo.5:24; Jo.1:12; Mc. 16:15 e 16; At.3:19; Rm.3:28, 29 e 30; Rm.4:5; 1Tm.2:4 etc. etc. etc. etc.

Aos remidos, graça e paz!