A fé não é de todos? Claro! A fé não é de todos! É o que está registrado na segunda carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses 3:2. Mas que tipo de fé não é de todos? Sem maior esforço, podemos dizer que a fé que não é de todos em 2Ts. 3:2 de jeito nenhum, mas de jeito nenhum mesmo, se refere à fé salvadora. “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm.3:22 e 23). Ora, a justiça de Deus, disse Paulo inspirado pelo Santo Espírito, é para todos e sobre todos os que crêem. Ele não disse que a justiça de Deus é para todos e sobre todos os “eleitos para a salvação”. E ainda acrescenta: “porque todos pecaram”. Quem pecou? Quem está destituído da glória de Deus? Somente os eleitos para a salvação? Não! Todos pecaram! E como essa coisa da predestinação para a salvação não existe, graças a Deus, a justiça de Deus é para todos e sobre todos os que creem.

Os que crêem, não porque estavam predestinados a isso, mas porque, depois de ter ouvido a palavra da verdade, de ter ouvido o evangelho da salvação e tendo no Senhor também crido, só depois disto, é que foram selados com o Espírito Santo da promessa, e também nos predestinou para filhos de adoção e fomos também predestinados para herança Nele. E tudo isto somente depois que cremos, repetimos. Ef.1:5,11,13. Agora, por obséquio, leia-se Romanos 3:28: “concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”. Como é que está escrito? Que os que são eleitos são justificados pela fé? Mas de jeito nenhum. Está escrito que o homem, qualquer homem, é justificado pela fé. E como pode a justiça que há em Cristo ser de todos e para todos os que creem se a fé (2Ts. 3:2) não é de todos? Justamente porque o apóstolo Paulo em 2Ts.3:2 não tratava da fé salvadora. Escrevendo a Timóteo, na primeira carta, capítulo 4 e versículo 1, disse assim o apóstolo dos gentios: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. E recomenda o seguinte: “Propondo estas coisas aos irmão, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido” 1Tm4:6. Claro que o apóstolo não falava aqui da fé salvadora.

Ninguém pode apostatar da fé salvadora, da fé confiança mo Sangue do Senhor Jesus. Paulo estava dizendo que alguns, e somente alguns, apostatariam da fé conjunto de doutrinas. E recomenda a Timóteo a ser bom ministro, criados com as palavras da fé conjunto de doutrinas dadas para a Igreja. isso atesta Judas: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”. Jd.1:3. Perceba que a fé aqui não foi dada a pecadores. A fé aqui foi dada aos santos. Aos santos depois de santos. E fé aqui é fé conjunto de doutrinas, insistimos. Isto está claro como o sol do meio dia no versículo 4 de Judas. Ora, claro que a fé não é de todos! A fé foi dada aos santos, ou melhor, foi dada a pecadores depois que se tornaram santos. Ressaltando: fé conjunto de doutrinas. A fé de 2Ts.3:2 faz referência ao escopo doutrinário dado à Igreja do Senhor Jesus. Não existe uma fé dada a pecadores para que eles se tornem santos. Só se houver em bulas, em encíclicas, em tratados do mundo religioso. Mas na Palavra de Deus, não!

Por que Deus não predestinou Adão e Eva para viverem para sempre no Jardim de Delícias? Porque Deus, o Eterno, não criou marionetes. Pelo contrário, Ele criou seres morais, a Sua imagem e semelhança, com poder de decisão. E a conversa de que o homem perdeu esse poder de decisão depois que decidiu agir contrário à ordem divina, é para rir de tanta comédia ou para chorar com tanta desgraça religiosa. Sabe-se que toda cultura é etnocêntrica. Ou seja, ela se auto-considera certa e verdadeira. Todo grupo religioso é etnocêntrico. É que esses grupos não consideram a verdade. Gostam mesmo é da tradição religiosa. E dizer que Atos 13:48 corrobora o argumento de que alguém que estava perdido veio a crer porque foi escolhido a dedo para isto, é ser muito presunçoso a não dar ouvido à verdade. O texto trata de Judeus e Gentios. (At.13:44-48). O Plano da Salvação estava arquitetado desde a criação do homem (Gn.3:15). Inclusive para os gentios: “ao gentios, ouvindo isto... creram...” v.48. Como pode alguém rejeitar aquilo para o qual não foi destinado? Mas é o que está dito no versículo 46 de Atos capítulo 13: “Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios”. Claro! Ele, o Eterno, ordenou a fé dos gentios! Isto está ratificado em Gn.12:3. O apóstolo Paulo também afirmou essa verdade ao dizer: “Nele, digo, em Quem também fomos (judeus) feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito Daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da Sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa” Efésios 1:5,11-13. Nós, os que primeiro esperamos em Cristo. Depois vós. E só depois de ter ouvido o evangelho e Nele também crido, nos predestinou para o louvor da Sua glória! Herança de Deus, só Israel. Agora também os gentios, os Efésios, e só depois que creram.

A ideia de terem sido eles, efésios, arrastado para debaixo de uma fé imposta pelo Criador como dom, não sobrevive a um exame sério e comprometido com a verdade. O tribunal de Cristo será pesado para quantos mancharam o caráter do Altíssimo, atribuindo-Lhe a infâmia de ter escolhido pessoas para a bem-aventurança eterna e deixado as demais entregues à perdição. Para que não paire dúvidas, analisemos 2 Tessalonicenses 2:13. Como um texto fora do contexto é semelhante a um peixe fora da água, fica parecendo, em 2Ts.2:13, tenha Deus elegido pessoas para a salvação em detrimento de outras, a quem Ele simplesmente teria rejeitado. Essa aparência só se conserva quando se isola o texto. Ora, quando analisamos os versículos 9 e 10 do mesmo capítulo, percebemos um jogo de contrastes. É que os que perecem, perecem por não acolherem o amor da verdade para não serem salvos. Isto está claro que, se acolhessem o amor da verdade, seriam salvos. Não perecem por não serem predestinados para a salvação. OS QUE PERECEM, PERECEM POR NÃO RECEBEREM O AMOR DA VERDADE PARA SE SALVAR. A operação do erro seria enviada aos que tivessem prazer na iniquidade, e não aos que Deus não houvesse predestinado ou escolhido para a salvação.

Desde o princípio, determinou Deus , com base em sua justiça, que todos os que amassem a verdade do evangelho da graça, e invocasse o precioso nome do Senhor Jesus – o Cordeiro Eterno – receberiam o dom gratuito da vida eterna. E tendo assim determinado, então, considerou eleitos para a vida eterna quantos viu que o fariam, inclusive os tessalonicenses do versículo 13. Deus escolheu os remidos desde o princípio para livrar da eficácia de Satanás, de seu poder, sinais e prodígios da mentira. E fez mais, chamou os remidos, e não os incrédulos, para alcançar a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts.2:14). Repare bem: Deus escolheu os remidos e não os incrédulos. E é brincadeira citar Filipenses 1 e 29 para sustentar uma doutrina fabricada em laboratório particular. O apóstolo Paulo aconselhou aos irmão de Filipos: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais no mesmo espírito , combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” Filipenses 1e 27. Paulo escrevia aos santos de Filipos, Fp. 1:1, e não a qualquer pessoa. Não convidava a não remidos, mas a remidos pelo Sangue do Cordeiro, para que continuassem combatendo pela fé do evangelho. É preciso notar, principalmente os que creem no absurdo, isso sim é absurdo, da Predestinação Fatalista, que Paulo não escreveu “pela fé no evangelho”, mas “do evangelho”; quer dizer, não se tratava, e não se trata da fé exercida por alguém que ainda está fora, e que precisa crer no evangelho para ser remido. Tratava-se, e ainda trata-se, de defender a fé do evangelho, isto é, defender o conjunto de ensinamentos que compõem a doutrina do evangelho da graça.

Então, o que foi concedido em Filipenses 1 e 29 foi a graça de padecer por Cristo e não a graça salvadora e a graça de crer na doutrina acerca de Cristo, isto é, acerca do que Ele realizou na cruz, “pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” Filipenses 1 e 28. Ô homem, abre os olhos! A fé explícita em Tito 1 e 1 não é a fé salvadora! Não é a fé confiança no Senhor Jesus! Qual a fé que é dos eleitos? A fé do evangelho, homem! A fé doutrinária, a fé-conjunto-de-doutrinas, do pleno conhecimento da verdade! Isso é primário, ora! Eleitos de Deus depois de remidos, e eleitos na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos! Filipenses 1 e 2. Deus prometeu, antes dos tempos eternos, vida eterna a todos quanto invocassem o Nome do Senhor Jesus. Sem ter mais forças para sofismar, como uma criança que tenta esvaziar o mar com um balde furado, os defensores da ‘coisa’ citam João 6:44 e 45. Como conhecer as Sagradas Escrituras não é ficar citando versículos (isso qualquer um faz), os pregadores da tal ‘predestinação’ deveriam saber que a Palavra de Deus é dividida em dois compartimentos: Antigo Testamento e Novo Testamento. E que um testamento não tem força de Lei enquanto vive o Testador. E que o Testador da Nova Aliança é o Senhor Jesus. Isto é primário!

Por isso, doutores da ‘coisa esquisita’, enquanto o Senhor vivia, enquanto corria Seu Sangue pelas Suas artéria, não havia Novo Testamento, não havia graça estendida a toda criatura. A citação de João 6:44 e 65 diz respeito aos judeus, mais especificamente aqueles os quais o Eterno concedeu ao Senhor Jesus para aprenderem dEle. João 6:39, 44 e 45. Lógica. O argumento da Predestinação Fatalista é totalmente contrária à verdade da Palavra de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3 e 16. Ou o mundo seria somente os já “predestinados”? Deixa de brincadeira! Além disso, leia-se os textos Jo.5:24; Jo.1:12; Mc. 16:15 e 16; At.3:19; Rm.3:28, 29 e 30; Rm.4:5; 1Tm.2:4 etc. etc. etc. etc.

Aos remidos, graça e paz!

23 comentários:

Não entendi sua colocação sobre a frase "a fé n~ é de todos". Quando Paulo fala sobre isso, ele coloca em destaque os termos de homens perversos e maus. Portanto, ainda que a salvação seja para todos isso não necessariamente quer dizer que todos serão salvos. Por isso Paulo dizer a fé não é de todos. Outra ponderação aqui é que a salvação muito embora seja para todos é condicional a "todos" essa condição é crer. I João 5:11-13. Em nenhum momento nesta porção podemos querer associa-la com a predestinação de Deus. Esse é outro assunto que precisa ser visto de maneira mais clara sob a luz do evangelho.

Muito bom este artigo

Esteja sempre a vontade, Binho, para comentar qui e compartilhar estes artigos. Um cordial abraço do responsável por este blog!

De fato, a fé não é de todos porque nem todos foram escolhidos ou eleitos por Deus para a salvação e porque no mundo diariamente milhares de pessoas morrem sem salvação. Contudo, Deus conhece os que lhe pertencem (2 Timóteo 2:19) e os escolheu em Cristo ANTES da fundação do mundo (Efésios 1:4). Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esse também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Romanos 8: 28-30).

gervasio bonfim

não existe duas fé,
a da salvação e outra.
efésios 4:5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
não existe livre arbítrio, ou dois caminhos a seguir.
joão 14:6 Eu sou o caminho a verdade a vida

Anônimo, dizer que não existe duas fé é chover no molhado. Claro que só existe uma fé salvadora, assim como só existe uma fé conjunto de doutrinas dada aos santos, depois de santos claro. Agora, pelo simples fato de o Evangelho da Graça ser um apelo a todo homem, está na cara de que a livre escolha existe, embora muitos se contorcem para dizer que não. Fazer o que né? Neste mundo tem de tudo, e os inimigos da cruz estão aí, dando sopa.

Graça e paz!

O artigo contem contradições intrínsecas e, portanto, tem pouco valor doutrinário. Ora, se "ninguém pode apostatar da fé salvadora, da fé confiança no Sangue do Senhor Jesus", quem então concede esta fé inabalável? Pense nisso antes de escrever algo desse tipo.

Há um equívoco na sua pergunta, Anônimo. Na sua visão reduzida a fé seria algo inabalável, e isso sugere alguém que continua crendo para se salvar. Esse é um argumento do tipo: "salvação hoje sim, amanhã não". A fé confiança, a fé salvadora não é e nem poderia ser um processo! Sendo assim, a salvação seria pelas obras! A fé que salva é um ato de fé confiança, só! O camarada confiou em termos eternos, será salva eternamente! Foi o que aconteceu com o ladrão na cruz! Ele não precisou ficar crendo, ele apenas creu, e isso foi suficiente! E nesse caso, ninguém que crer pode chegar a descrer! Impossível isso! Outra coisa, o que me preocupa não são valores doutrinários, estou preocupado mais com a verdade da Palavra do Altíssimo!

Graça e paz!

Corretamente a posição meu irmão nada foge da soberania de Deus meu irmão e o homem fosse salvo por ele onde ficaria a soberania de Deus exemplo Paulo quem escolheu foi Paulo ou Jesus

Corretamente a posição meu irmão nada foge da soberania de Deus meu irmão e o homem fosse salvo por ele onde ficaria a soberania de Deus exemplo Paulo quem escolheu foi Paulo ou Jesus

Pedro Felicio, obrigado pelo comentário e contribuir com este blog. Sobre sua pergunta "Paulo ou Jesus", citarei dois textos claros: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. E Ananias chega a dizer a Paulo: "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." Atos 22:16. Conclusão: Deus ama a todos e diz para todos e diz a todos que invoque o nome do Senhor! Graça e paz!


Esse artigo postado fere em parte a soberania de Deus. Muito embora, Deus tenha enviado o Seu Filho Unigênito por amor o mundo de tal maneira, isso é um fato, não quer dizer; que Deus não tenha escolhido seus eleitos. Por que o nome ELEITOS? Se há eleitos, é pq há NÃO ELEITOS! Saibam que o ato de eleger significa que há opção de escolha, para que se haja sentido a eleição. Deus endureceu o coração de Faraó e não se ver nenhum ato da parte de Deus pra salvá-lo...Jesus escolheu Seus 12 discípulos, ouve uma ESCOLHA por parte de Jesus. Deus criou todos os vasos, uns para honra e outros para desonra, explique isso! Operando Deus quem impedirá? A salvação não é algo adquirida pela vontade do homem,nem a sua responsabilidade de guardar, pq o Guarda é o Leão da Tribo de Judá. É impossível o homem ser salvo, é obra da graça de Deus por meio do sacrifício de Seu Filho Unigênito - JESUS O CRISTO. Agora, a COROA sim depende do homem se esforçar e guardar para que ninguém venha roubar. Salvação não é coroa e o inverso é verdadeiro. Salvação é por FÉ mediante a graça de Deus por meio de Jesus e a coroa é por ESFORÇOS, merecimento, galardão mediante a OBRA do homem! Falarei mais em outra oportunidade...

Anônimo, grato pela visita ao blog e pelo comentário. Primeiro, Deus endureceu o coração de Faraó para que este fosse para o inferno? De maneira nenhuma. Deus endureceu o coração de Faraó para propósitos específicos que você deve saber. Jesus escolheu seus 12 discípulos sim, mas qual a relação disso com a salvação eterna? Também está descartado. Deus cria vasos para honra e para desonra, mas em que contexto? Nada de salvação eterna nestes casos! Pelo contrário, sobre a salvação é dito que foi estendida a todos, porque todos pecaram. Está dito que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. NÃO está dito que somente os eleitos serão salvos. Claro, a salvação não depende de esforço nenhum por parte do homem, ele não teria a mínima condição. Por isso que é pela graça, sem participação humana nenhuma. Por isso, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! Graça e paz!

A graça gera no homem as boas obras.
Não existindo o livre arbítrio.
Fim

Não precisamos dizer mais nada:
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

Pois é Igor, digo amém porque vc concorda com a Palavra do Altíssimo: SOMENTE DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, E TENDO NELE TAMBÉM CRIDO! Amém!

Precisamos estar cientes que somos nova criatura recriada em Cristo Jesus para toda boa obra e que Deus é aquele que tudo pode e que tudo faz. Precisamos de Deus para tudo e necessitamos do seu amor e da GRAÇA DELE para termos uma vida conformada ao amor de Deus.

Gostaria de sugerir aos Amados a leitura do livro " Por quem Cristo morreu" de John Owen

O fato do evangelho ser pregado a todos, e se fazer necessário crer para a salvação, não tira de Deus sua soberania, onisciência em predestinar quem ele já conheceu antes dos tempos eternos quem são suas ovelhas. Deus conhece quem são os seus.
A bíblia ao seu testificar isso, deixa claro que o evangelho será ouvido e aceito somente pelas suas ovelhas. As palavras que sai da boca de Deus, fará o que lhe apraz Isaías 55
Fugir dessa verdade e criar espantalhos doutrinarios.

O médico que oferece o remédio ao paciente, mas sabe que o remédio não fará efeito nenhum, é um placebo, já que a doença é terminal. Depois da morte do paciente, mesmo assim o médico culpa o doente. Assim é o evangelho pregado pelos calvinistas, Unknown, oferece uma mensagem a todos, quando na verdade esta mensagem serve apenas para alguns e para a maioria não passa de placebo!!!!

Paulo Cesar, graça e paz! Poxa meu querido, vc em uma interpretação "Made in Paulo Cesar", informa sobre um outro tipo de fé biblica e acusa os calvinistas de serem hereges? Como também em efésios 2:8 "... e isto não vem de vós, é Dom de Deus". vc em sua interpretação "Made in Você", arroga para si estar com a interpretação correta, alegando que o "isto" pronome demonstrativo neutro o qual se aplica a tudo que foi citado antes(conforme definição em nosso dicionário) que no original grego tem o mesmo fim, se refere a apenas "graça". Qual a base pra esta aplicação?


a fé salvífica ela ñ é de todos. Ex: sem arrependimento ñ há perdão, sem adoração ñ há culto, sem aspersão ñ há sacrifício, em fim ñ é todo mundo que crê e sabendo que todos estávamos destituídos glória e ñ havia ninguém que buscasse pela Justiça dos Céus, então é fé é manifestada qnd reconhecemos o nosso estado imperfeito e dependemos de um Salvador para nós salvar, eu ñ consigo salvar a mim mesmo a ñ ser pelo Sangue de Jesus Cristo

"eu ñ consigo salvar a mim mesmo a ñ ser pelo Sangue de Jesus Cristo" muito bem Anônimo, isto é o que pregamos, salvação de graça, sem participação humana nenhuma! É o centro do Evangelho da Graça do Senhor Jesus! Obrigado pela sua contribuição aqui no Blog Boas Novas!

Postar um comentário