A Lei de Deus não foi dada para que alguém cresse nela. Ela foi dada para ser cumprida ao pé da letra. Elogiar a Lei Davi já o fazia há muito tempo. Eis o canto do salmista: “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmos 19:7. Mas Davi ficava só na retórica. Na prática, Davi falhava do primeiro ao quinto. Ele, Davi, teve que recorrer à misericórdia do Altíssimo: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” Salmos 51:1-3. Mas o que aconteceu Davi?! O pecado, tomando ocasião pelo mandamento, matou Davi, da mesma forma que aconteceu com o apóstolo Paulo, ambos filhos de Israel: “Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.” Romanos 7:11.
“Seguir os dez mandamentos não mata ninguém.” Esse é o título de uma matéria publicada no blog Na Mira da Verdade. Esta é uma grande verdade. Mas, quem segue os Dez Mandamentos? Ficar falando e falando nos Dez Mandamentos não é segui-lo. Também elogiar e exaltar os Dez Mandamentos, tanto quanto conhecê-lo detalhadamente, nunca foi cumprir. Para seguir os Dez Mandamento faz-se necessário observá-lo rigorosamente obedecendo às suas intransigências. E olha que a Lei de Moisés, incluindo aí os Dez Mandamentos, é implacável. Falando do rigor da Lei, mandamento que está nas Tábuas Sagradas, disse o Senhor Jesus: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27,28. Mas que palavra dura! Mas que palavra não amena! Essas são as palavras da Lei! E teria que ser assim. Nenhuma lei se dobra aos caprichos humanos. Tão pouco a Lei de Deus!
Ficar sem trabalhar no sábado é bom e cômodo. Mas isso nunca foi guardar a Lei de Deus. E se guardar toda a Lei e tropeçar apenas em um mandamento já é construir um castelo de areia na própria areia fofa, onde qualquer neblina desmorona a construção: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” Tiago 2:10, imagina ficar sem trabalhar no sábado, na tentativa de guardar um preceito da Lei de Moisés, e quebrar todos os outros preceitos! Misericórdia! Foi por conta dessa saia justa que o Senhor Jesus veio. E atendeu aos requisitos do Eterno que exigia dos filhos de Israel que se ajustassem à Lei até ao último jota e ao último til: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:18. A Lei, os Dez Mandamentos, não exigia boas intenções de ninguém! Nem exigia e nem exige! De boas intenções o mundo está cheio. A Lei exigia e exige, sim, justiça própria: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:20. “Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR.” Levítico 18:5.
É! Quem diz que seguir os dez mandamentos não mata ninguém é ensinar sem praticar! E: “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7:26,27. O Senhor Jesus foi o único que ensinou a Lei e a praticou até o último jota e o último til. E de moto próprio, de livre e espontânea vontade, foi à cruz. E é por isso que Ele é Salvador. E foi por isso que Ele, o Senhor Jesus, resgatou da maldição da Lei, dos anátemas que a Lei lançava sobre aquele que a violava, sim, resgatou da maldição da Lei com sábado, dízimo e tudo o mais, todo aquele que invocou ou que invoca o Seu precioso Nome.
Aos remidos, graça e paz!

0 comentários:

Postar um comentário