Agora sim, sobre o trechinho: “Quando Cristo morre pelos eleitos, esses recebem a justiça d'Ele”. “Cristo morre pelos eleitos”? Que piada é essa? E piada ruim! Como é que está escrito: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Se Jesus não pudesse tirar o pecado de quem o invocasse, e se cada homem que ouvisse a mensagem do evangelho, não pudesse invocá-lo como o seu salvador por não ser eleito, então a Bíblia seria um amontoado de invencionices. Deus teria enrolado o mundo, permitindo que o sangue de Jesus tirasse o pecado de todo aquele que invocasse o seu nome, de todos se assim eles o queiram, mas, particularmente, no final das contas só valeria para os predestinados. Semelhante ideia não existe, e não poderia existir em lugar nenhum. Quanta enrolada só para provar a existência de uma coisa que jamais existiu na mente de Deus! Ou o mundo, em João 3:16, significa apenas, e tão somente, aqueles que foram anteriormente predestinados, escolhidos para serem salvos? Ô que miséria!

Muitos, se deixando levar por macabra eloquência, terá que prestar contas diante do severo olhar do Salvador! O Novo Testamento disserta, sim, sobre uma predestinação. O verbo “proorizo” (decidir previamente, predestinar) é usado seis vezes no Novo Testamento, duas das quais sem qualquer conotação eterna, Atos 4:28 e I Cor. 2:7. Nas outras quatro vezes, Rom. 8:29 e 30 e Efésios 1:5 e 11, a aplicação tem relação com a eternidade, mas jamais com a eternidade de pessoas não remidas, que, escolhidas por Deus, receberiam a salvação. Sempre e sempre que o verbo “proorizo” foi usado com aplicação eterna, prendeu-se à predestinação dos remidos (dos já remidos) que tornar-se-ão iguais Aquele que os remiu, recebendo um corpo semelhante ao Seu. Assim, em Romanos 8:29 e 30, não foi revelado tenha Deus predestinado alguém para a salvação, mas que Ele o tenha feito com os já remidos para que se tornassem e se tornem iguais ao Primogênito, o Senhor Jesus, estando assim escrito: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, afim de que Ele seja o Primogênito entre muitos irmãos”. De que forma conheceu Deus alguém antes de tudo? Sendo onisciente, o Senhor conheceu quem a seu Filho invocasse como e para Salvador, e já ali, antes de tudo, predestinou-o para possuir a nova forma, o novo corpo.

O Salvador, até à cruz, vestia um corpo físico-carnal, igual ao corpo de todos os homens. Na ressurreição, recebeu Ele o corpo com o qual estará vestido para todo o sempre. Corpo imortal, incorruptível, glorioso. Os remidos estão predestinados a possuírem um corpo semelhante ao corpo do Senhor. O apóstolo Paulo reiterou essa verdade, afirmando:
”E, assim como trouxemos a imagem de terreno, assim trataremos também a imagem do celestial... e, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.”, I Cor. 15:49 e 54. Escrevendo aos efésios, ratificou Paulo a ideia assim: “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Depois: “Nele, digo, em Quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito dAquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em Quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.”, Efésios 1:5,11-13.

Em momento algum o apóstolo sugere ou sugeriu terem sido os efésios, gentios, predestinados para a salvação mesmo antes da fundação do mundo, como pregam os defensores da ‘coisa’. Na realidade, Paulo foi bastante explícito localizando os efésios dentro do plano salvítico após a confiança demonstrada no poder do sangue do Senhor e jamais antes. Considere-se as expressões: DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO, E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO.Os efésios só alcançaram o dom gratuito DEPOIS DE TEREM OUVIDO, TENDO TAMBÉM CRIDO, ou seja, tendo crido como creram os judeus, a exemplo do apóstolo Paulo. A ideia de terem sido eles, efésios, arrastados para debaixo de uma fé imposta pelo Criador como dom, não sobrevive a um exame sério e comprometido com a verdade. Além do que, existisse a fatídica e, graças a Deus, inexistente predestinação fatalista, repetimos, e os efésios nela já estariam ou já teriam sido inseridos mesmo antes de nascerem, e não depois de crerem no evangelho da graça. E os efésios anteriores à graça, teriam sido predestinados? De que forma? Éfeso era uma cidade já bastante antiga, mas nada é dito, porque nada existe. O bema, o tribunal de Cristo, será pesado para quantos mancham o caráter do Altíssimo, atribuindo-Lhe a infâmia de ter escolhido pessoas para a bem-aventurança eterna e deixado todas as demais entregues à perdição.

Só mais uma perguntinha tenho para fazer a Vossa Excelência: Uma criança, debaixo da marquise, tirita de frio. Tem sede e fome, e apresenta um quadro grave de desnutrição e de pneumonia em grau avançado. Por isso, sofre dores intensas e está condenada à morte. E Deus, que tudo vê, nada faz! Por quê? Deus nada faz porque não quer? Ou Ele nada faz porque não pode?

Esta postagem é resultado de uma contra-argumentação do moderador do blog cincosolas. Veja tudo pelo twitter.

0 comentários:

Postar um comentário