Jesus falou e disse: "Não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" Mateus 24:34.

Sabem todos, ter Israel, a partir da destruição de Jerusalém e do templo, no dia 26 de Setembro do ano 70, quando foi feita a investida final pelas tropas do general romano Tito, sido disperso pelos quatro cantos da terra, cumprindo-se a profecia de Deut. 28:49 a 68.

Israel, a partir dali, deixou de ser um Estado, muito embora continuasse existindo como nação, mantendo, cada grupo, a língua, os emblemas do judaísmo, e fugindo, o quanto possível, da miscigenação, ou da mistura com outras raças.

Logo, a profecia não poderia referir-se ao tempo em que o povo de Israel era estrangeiro nas nações, vivendo a diáspora.

E quando Israel voltou a ter, e a ser, um Estado soberano e independente? Só em 14 de Maio de 1948.

A lógica hermenêutica aponta para a geração que verá o Messias Jesus, até ali rejeitado como Messias.

Outrossim, não faz sentido algum a tese por muitos defendida, de ser, a geração referida pelo Senhor, como toda nação de Israel, que continuaria existindo.

Não faz sentido, porquanto várias profecias do Velho Testamento ainda não tiveram cumprimento, e não poderia tê-lo sem a presença de Israel como povo e nação.

Entre tais profecias mencionamos a de Gogue (Ezeq. caps. 38 e 39), a da grande tribulação (Mat. 24: 6-25); e a da construção do terceiro templo (Mat. 24: 15; II Tes. 2: 1-4), como exemplos.

Geração, "esta geração". Uma exegese lúcida conclui como sendo a geração de judeus, que verá os fenômenos citados pelo Salvador referentes à grande tribulação ocorrerem antes de sua aparição gloriosa sobre as nuvens dos céus.

Mas, qual a duração de uma geração?

Voltemos no tempo.

Até que Deus firmasse um pacto com Noé, viviam os homens séculos.

O capítulo cinco de gênesis registra alguns desses longevos: Adão, 930 anos (vs. 5); Sete, 912 anos (vs. 8); Jarede, 962 anos (vs. 20) e Matusalém, 969 anos (vs. 27), entre eles.

No entanto, a Noé, disse o Senhor Deus que restringiria a existência humana, a partir do dilúvio, a somente cento e vinte anos.

Muitos, por não procederem a exegese correta do texto que contem a afirmação divina, entenderam ter Deus dito a Noé que dali, daquele momento, do momento em que o Senhor Se revelava ao patriarca, até ao dilúvio, que se passariam cento e vinte anos.

Trata-se, entretanto, de um tremendo erro de interpretação. O Senhor disse a Noé que as gerações que viriam posteriormente ao dilúvio, gradativamente teriam reduzido o tempo de existência, até chegarem a apenas cento e vinte anos.

A conclusão é facílima. Aliás, quase não existe necessidade do uso de regras hermenêuticas, e de exegese.

A própria lógica já se mostra suficiente. Leiamos:

"E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

Faze para ti uma arca de madeira de Gofer... Assim fez Noé: Conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de Mim nesta geração.

E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor ordenara.

E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.

No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram" Gen. 5:32; 6:3, 13, 14, 22; 7:1,5,6 e 11.

A conclusão, como dissemos, é a mais fácil possível: Se já era Noé de quinhentos (500) anos, quando o Senhor a ele Se revelou; e se o dilúvio aconteceu no ano seiscentos (600) de sua vida, então, o tempo passado desde o anúncio do dilúvio até sua consumação, foi de menos de cem (100) anos.

Os cento e vinte anos, pois, dizem respeito, ou diziam respeito, à duração das gerações posteriores ao dilúvio.

Por causa da maldade produzida pelo coração humano, o Senhor resolveu limitar a existência dos seres, fixando-a a 120 anos.

Por exemplo, veja-se o caso de José, 110 anos (Gên. 50: 26); Aarão, 123 anos (Núm. 33: 39) e Moisés, 120 anos (Dt. 34: 7).

A duração das gerações após a saída do Egito:

Saindo o povo de Israel do cativeiro egípcio, Deus reduziu as gerações para setenta (70) anos.

Lê-se assim no Salmo 90, versículo 10:

"A duração da nossa visa é de setenta anos. E, se alguns pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado..."

É verdade. Os que conseguem ultrapassar a barreira dos setenta anos, já não vivem uma vida útil, uma vida de fato. A maioria, nessas condições, apenas sobrevive; outros, simplesmente vegetam.

Voltando à afirmação do Senhor Jesus: "Não passará esta geração":

Dirigia-se Ele aos filhos de Israel. Logo, é necessário que o considere à qual geração de israelitas o Senhor se referia.

Perceba-se que o demonstrativo "esta", usado no singular em relação à geração de judeus, é usado outra vez, mas no plural: "estas coisas".

Dizia, então, Jesus, que as coisas que teriam que acontecer no final, antes de Sua vinda gloriosa, "o sol escurecer", "a lua não dá a sua luz", e "as estrelas caírem dos céus", seriam presenciadas por aquela geração especial de israelitas.

O demonstrativo "estas" aponta para fatos que ainda não ocorreram, mesmo que "esta", designe algo próximo.

Da mesma forma, "esta geração", seria, como está sendo, e como será, a geração de israelitas, a geração que, no final, antes da vinda do Senhor, verá os fenômenos acontecerem.

Que geração seria "esta geração"?

Ora, as gerações de Israel até 1948, não podem ser aqui computadas, porquanto, até ali, Israel não existia como um Estado soberano e independente.

Só em 14 de Maio de 1948, Israel passou a figurar entre as nações como uma nação reconhecida e juridicamente estabelecida.

Então, a geração que nasceu com o novo Estado de Israel, é, necessariamente, a geração aludida pelo Senhor Jesus em Mateus 24: 34.

Sendo que "o príncipe que há de vir", de Dan. 9: 26, está pronto para assumir seu posto; e que as condições para o cumprimento de Gogue (Ezeq. caps. 38 e 39), se oferecem aos nossos olhos, então, a geração de israelitas de 1948, sem qualquer dúvida, é a geração citada pelo Senhor.

Esta geração, assim, verá o Senhor Jesus rompendo as nuvens, com poder e grande glória.

Israel hoje tem 62 anos. no dia 14 de maio de 2011, completará 63 anos. Restando apenas 7 anos para que esta geração de israelitas que está aí complete 70 anos. E ela não passará de 70 anos sem que veja todos os fenômenos descritos em Mateus 24 acontecerem. Dentre estes fenômenos está a volta gloriosa do Senhor Jesus!

Lembramos que, sete anos antes da vinda gloriosa do Senhor, quer os que ficam sem trabalhar no sábado dizendo está cumprindo a Lei acredite ou não, ocorrerá o arrebatamento da igreja. Maranata!


Aos remidos, graça e paz!

10 comentários:

"Israel hoje tem 62 anos. no dia 14 de maio de 2011, completará 63 anos. Restando apenas 7 anos para que esta geração de israelitas que está aí complete 70 anos. E ela não passará de 70 anos sem que veja todos os fenômenos descritos em Mateus 24 acontecerem. Dentre estes fenômenos está a volta gloriosa do Senhor Jesus!

Lembramos que, sete anos antes da vinda gloriosa do Senhor, quer os que ficam sem trabalhar no sábado dizendo está cumprindo a Lei acredite ou não, ocorrerá o arrebatamento da igreja. Maranata!"

Paulo Cesar, você ainda está aí??

Opa, Ednaldo, olha eu aqui..

Você sabia que o pecado sempre aproximou o homem da igreja? Claro que você sabe. Isso começou efetivamente na Idade Média. Quando o “cristão” pecava, a igreja se prontificava em requerer dele os bens. Imagina se toda vez que alguém pecasse a igreja excomungasse o coitado! Hoje não teríamos ninguém dentro dos templos. E não é por isso que as igrejas são cheias? Quanto mais se peca, mais se exige: peça “perdão”, frequente as reuniões, dê o dízimo... Agora, quer ser expulso do grupo? Comece a pensar diferente! Foi o que aconteceu com muitos quando disseram que a Terra era redonda, que a Terra não era o centro do Universo, que não era necessário pagar indulgências para se alcançar os céus, etc. Esses foram para fogueira.

Com certeza você e seu grupo crêem na iminência da “volta” de Jesus (o que é muito cômodo), aquela que ensina que o Senhor Jesus pode voltar a qualquer tempo ou época, quer dure ainda um dia ou mil anos. Como eu penso diferente, que haverá um tempo determinado para o Senhor voltar, você e seu grupo tentam me botar na fogueira. Qual o pecado cometido na postagem acima? Não é verdade que Israel hoje tem 63 anos de estado independente? Não é verdade que um geração tem a duração de 70 anos de acordo com as informações dos Salmos 90:10? Também não é verdade que 7 anos antes da volta gloriosa do Senhor Jesus ocorrerá o arrebatamento da Igreja? (Se você não acredita no Arrebatamento aí é mais quinhentos!). Não existe pecado nenhum, existe pensamento diferente, e isto é um perigo. Bem, a mentira se deu em apontar o dia 14 de maio como sendo a contagem regressiva de 7 anos para a culminância com a Volta gloriosa do Senhor. E por conseqüência disso, o Arrebatamento no início dessa contagem.

Mentimos sim! Assumimos nosso erro. O arrebatamento da Igreja ainda não se deu. Prova disso é que eu ainda estou por aqui kkkk (desculpa as risadas). MAS, não houve dolo na afirmação. Não houve propósito em mentir. Foi uma mentira que se transformará numa grande verdade! Ou não? Só não se transformará em verdade a mentira da Predestinação Fatalista! Nunca será verdade a pregação asquerosa e vil que ensina que Deus, na eternidade, predestinou uns para vida e outros para a morte. Isto é uma mentira dolosa e que Deus detesta! Será que Deus detesta que um filho seu almeje a se encontrar com o Senhor nos ares pelo arrebatamento? Claro que não! Nunca será verdade que tudo acontece por permissão de Deus, como se Deus fosse responsável por tudo. Nunca será verdade também a pregação do dízimo como exigência para o remido agora nos tempos da graça. Continuará sendo mentira a pregação do sábado como dia de descanso para o remido na vigência do Novo Testamento. Todas essas mentiras são dolosas e detestável perante o Senhor porque repercutem na eternidade do homem.

Ednaldo, meu nobre, pondere! Por que você se preocupou com a postagem da geração que verá o Senhor vindo sobre as nuvens, homem? Você tem medo? Se alegre, criatura, quando ouvir alguém a dizer que o Senhor vem. Agora, só se alegre se este alguém não se basear em sonhos, em revelações, em profecias. Perceba que a postagem acima trata de fatos históricos, de números. Já que o Senhor não arrebatou a sua Igreja, infelizmente, resta-nos saber a que geração o Senhor se referiu. Ou isto é pecado? Agora,vem cá, comenta nas outras postagens também pra o mundo saber as tuas ideias. Ou você não gosta de se responsabilizar pelo que diz?

Uma coisa eu sei, Ednaldo, o Senhor não arrebatou a Igreja ainda, mas vai arrebatar! Maranata!

Ufa!!! Pensei que você tinha ido e eu e mais um montão de irmãos tinhamos ficado!! kkkkkkkkkk

Paulo, vou te dar um conselho, para com essa mania que adventista tem de marcar data, Jesus disse que não nos cabia saber isso, tem outra turma que está macando para o dia 21,e vão quebrar a cara do mesmo jeito.

Quanto a predestinação o "fatalista" é por sua conta, pois não defendo nada do tipo e enquanto, você a estiver atacando faço coro contigo! Esse tipo de predestinação deve ser realmente combatida, mas se por acaso algum dia você descobrir a diferença entre determinismo e fatalismo e passar a atacar a predestinação determinista (redundante - rsrs), aí vou postar comentários em outros artigos seus.

Olha, Jesus vai voltar um dia, que dia? Não sei, portanto estejamos preparados.

A propórsito eu creio em arrebatamento, mas conforme a Biblia ensina, e nao faço "exegese" de jornal nem de livros de historia para chegar as minhas conclusoes. ;)

Ednaldo

Bom saber que você não comunga com a “doutrina” da Predestinação Fatalista. Tomara que não comungue também com a “doutrina” do Dízimo, da salvação gangorra (aquela que vai e volta), das obras (com o cognome de perseverança), do sábado, do domingo e outras coisas mais que satisfazem o ceio religioso chamado de “Cristianismo”. Fico feliz em saber que você vai comentar em artigos deste tipo. Fica a vontade. No menu ao lado tem matérias fantástica sobre este assunto e outros. Teus comentários “inteligentes” só vão acrescentar ainda mais a defesa da fé que uma vez foi dada aos santos. Tomara!

Olha, eu não faço “exegese” de jornal nem de livros de histórias nem tenho a mania de ficar “marcando” datas também. Quanto a isto, fica tranquilo. Para não ficar redundante estes comentários, ainda mais porque já te respondi a cima, quero somente destacar uma frase tua:

“Olha, Jesus vai voltar um dia, que dia? Não sei, portanto estejamos preparados.”

Agora sim, te faço uma pergunta: você não está preparado?

P.S.: Jesus “disse que não nos cabia saber isto” o quê?

Graça e paz!

Caro irmão Paulo,

Não desprezo o estudo que você postou... é bastante interessante e só faço uma ressalva que, mesmo que tenhamos o cumprimento da profecia da Parábola da Figueira (Mt 24) em 1948 (que acredito), ainda assim, a questão do arrebatamento se torna um mistério, pois, creio que pode ser no início do tríbulo como também pouco depois desse início, ou mesmo no meio do tríbulo o que nos leva a um arrebatamento midi-tribulacional ... Já acho que TALVEZ tenhamos entrado na contagem dos 7 anos tribulacionais ou, senão entramos ainda, estamos muito perto de entrar, quem saber ainda esse ano de 2011, portanto, irmão, já nos basta entender que o arrebatamento PODE acontecer a qualquer momento desses que estamos vivendo... Creio realmente que SOMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO da qual Jesus se referia em Mateus 24 que viveria todas aquelas coisas... penso que isso não devemos ter dúvida ... mesmo que o arrebatamento não tenha acontecido aos 63 anos de Israel, faltando assim os 7 anos de tribulo para a vinda Gloriosa do Senhor ... então, mesmo assim, penso que somos esta última geração nessa contagem final... Como iniciei, a questão do arrebatamento pode ser pré ou midi tribulo, e na última das hipóteses (a que menos desejo) pós-tribulo... Portanto, estejamos atentos... os cumprimentos estão claros e cada dia daqui pra frente mostra-se bastante decisivo no mundo. O Senhor JÁ vem! Quem sabe o arrebatamento aconteça ainda este ano.

Sales

O grande erro das pessoas que se dizem cristãs....é que elas querem melhorar o que Deus diz, interpretando a Palavra de Deus ao seu modo e prazer, para justificar suas ideias ( buscam um texto, fora do contexto, para justificar seus pretextos). A Biblia diz em: "E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele...Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,...Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza....E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado....E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia....Gênesis 15:12-16, Segundo a Biblia...uma Geração é 100 anos.

Hoje voçe pode brincar como
Todo aquele que riu de noe
Quando Deus falou para
Noe construir a arca .
Noe foi chamado de maluco
Como os evangelicos que
Pregan a volta de jesus
Os que falaram mau de noe
Viran as aguas do diluvio
Paulo cesar voçe vera a volta
De jesus
Voçe vera a noticia de um
Povo evangelico en jesus
Que sumiu .
Jesus vai voltar

Obrigado pelo comentário, Anônimo!

Eis aqui mais uma visão escatológica da Bíblia.

Postar um comentário