Assim está escrito no livro A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO – LIVRE ARBÍTRIO (autoria de Severino Pedro da Silva): “... tu me tiraste do ventre... (Sl. 22:9). E Mateus 24:19, diz: Mas ai das grávidas e das que amamentam naqueles dias!. O leitor poderá então dizer: Mas este texto não se refere a isto; e sim, descreve acontecimentos por ocasião do retorno de Cristo à Terra com poder e grande glória. Respondemos que sim! Mas aqui invocamos o termo analogia para melhor compreensão do significado, pois quando invocamos a presente regra, seus resultados são: ponto de semelhança entre coisas diferentes; influência assimiladora de uma forma sobre a outra; aplicação de uma norma especial, diferente daquela para que foi editada, fundamenta-se no princípio de que, havendo identidade de razões, deve haver a mesma disposição. Portanto, por analogia, estes textos acima mencionados apresentam semelhança com aquilo que acontecerá no dia do arrebatamento.”

Respondo que não! Deus, o Deus dos céus, Criador, Arquiteto do Universo, é organizado! Sua Palavra, necessariamente, também o é! Com isto quero dizer que uma afirmação na Sua Palavra não pode se referir a dois eventos totalmente diferentes. “Ai das grávidas” (Mt. 24:19) ou se refere à tribulação do ano 70 d.C. ou se refere aos dias que precedem a volta de Cristo com poder e grande glória. A referência ao ano 70 d.C. está descartada! Ao mencionar as grávidas, logo em seguida, disse o Senhor: “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver” Mt. 24:21. Quem conhece um pouco de história sabe que a tribulação que os judeus passaram na II Guerra Mundial foi superior à tribulação do ano 70. Todos devem saber que essa época, durante a segunda Grande Guerra, a Alemanha nazista perseguiu os filhos de Israel ao ponto de dizimar mais de seis milhões de judeus. Numa hipótese em sendo a tribulação, a que o Senhor se referia, a destruição de Jerusalém no ano 70, a mando do Império Romano comandada pelo general Tito, não poderia haver, na história do povo judeu, tribulação maior que esta.

A tribulação a que o Senhor se referia era e é exclusivamente a tribulação que se dará na última semana profética de Daniel capítulo 9. A recomendação para as grávidas diz respeito a este período. Período escatológico. Período que se refere às coisas do fim, Mt 24:3.


SILVA, Severino Pedro da, 1946: A Doutrina da Predestinação. Rio de Janeiro, CPAD, 1989.

Nota sobre o autor do livro mencionado: Severino Pedro da Silva é Ministro do Evangelho, bacharel em Filosofia e Teologia, autor de vários livros e Membro da Academia Evangélica de Letras.

Aos remidos, graça e paz!

0 comentários:

Postar um comentário