“E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Atos 13:48.

Este texto das Sagradas Escrituras parece simples. Bem, seria simples e obvio se grupos religiosos não se agarrassem a ele, como náufragos se agarram aos pedaços do barco para não afundar. Agarram-se a este texto para provarem tudo, menos a verdade. Claro que ninguém é dono da verdade, embora tenha grupo de pessoas que afirmam tal coisa, mas a verdade é evidente, é objetiva, está ali. A mentira não é coisa perigosa porque muitas vezes olhamos para ela e logo a identificamos: “isto é mentira”. Mas, quando a mentira vem travestida de verdade, com cara de verdade, é perigosíssima, e leva muita gente consigo.

Para defender lá o seu movimento religioso, jamais a verdade, os pregadores da Predestinação Fatalista afirmam que quando Paulo e Barnabé pregaram o evangelho muitos ouviram a palavra de Deus, mas somente creram aqueles que estavam predestinados para crer, segundo Atos 13 : 45 a 48. Mas o que é isto?! No muito, palha braba! No máximo, areia fofa! Esse argumentuzinho não resiste a menor análise. Primeiro porque no versículo 46 do capítulo 13 de Atos diz que os judeus não foram salvos porque REJEITARAM, e não porque não foram “DETERMINADOS” para isto. Ora, o homem não alcança a vida eterna porque não foi eleito para isto ou porque rejeita o evangelho da graça do Senhor Jesus conforme fizeram os judeus de Atos 13:46? Qualquer principiante nas Sagradas Escrituras, que busca a verdade e não verdades do seu grupo religioso, sabe que antes da cruz não havia garça salvadora estendida a todos os homens, Mateus 15: 22 – 26 etc. Mas como o Senhor Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do MUNDO, João 1:29, e não de poucos, o sacrifício do Senhor na cruz, por ser perfeito, teria que atingir também os gentios. E é isto que está escrito em Atos 13:48.
Justificar
“E os gentios, ouvindo isto, se alegraram-se”. Quem se alegrou ao ouvir a pregação de Paulo e Barnabé? Todos os gentios! “E glorificavam a palavra do Senhor”. Quem glorificava a palavra do Senhor enquanto ouviam Paulo e Barnabé falar? Os gentios! Quantos creram? Todos os gentios que ouviram da parte de Paulo e Barnabé o evangelho da Graça. Não está dito que José ou João que estava ali presente creram porque estava determinado a isto. Não se trata de duas ou três pessoas ali em particular. Não! Tratava-se e trata dos gentios enquanto raça! A eles também foi estendida a promessa da vida eterna. E isto só foi possível com a morte do cordeiro de Deus. Vida perfeita no lugar de vidas imperfeitas. Aos remidos, graça e paz!

7 comentários:

Essa passagem (Atos 13:48) é tão clara como a luz do meio dia, tão límpida como uma água cristalina parada e vem alguém e turva ela!!!

Se a pessoa rejeita a palavra é por que o objeto de rejeição ( a palavra) é estranho a natureza dela; e se notarmos o contexto do novo testamento ( Romanos 9:18) vamos ver os judeus resistindo/rejeitando a palavra, . E o contexto não mostra que todos os gentios aceitaram a palavra, mas somente aqueles que estavam ordenados para a vida eterna.

Romano 9:14-19

Abraços em Cristo

Anderson Demoliner

Sola Gratia

"Se a pessoa rejeita a palavra é por que o objeto de rejeição ( a palavra) é estranho a natureza dela" muito esquisito isto não? Dá a entender que, quem não rejeita a palavra, o objeto de não rejeição tem algo em comum com a natureza do indivíduo. Mas que esquisitice! De qual fonte você bebeu? Da Palavra do Eterno tenho certeza que não!

Graça e paz!

A Palavra de Deus é estranha ao homem natural, isto que estou tentando dizer, claro como a luz do meio dia, e bebi da melhor das fontes a própria Bíblia. 1Co 2:14

O homem rejeita o Evangelho por que odeia a Cristo e não quer ter nada com Ele, e você sabe disso, ninguém O quer, a não ser que o próprio Deus torne o coração da pessoa para O aceitá-lo.

Em Cristo

Anderson Demoliner

Sola Gratia

Só um pergunta. Se for difícil não precisa responder, eu entendo: Por que Deus não torna o coração de todos os homens para O aceitá-lo, já que esta é Sua vontade? "Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." 1 Timóteo 2:4.

Incrível como você tenta sair pelas tangentes mano!!
E a pergunta não é difícil, o problema é que nunca vamos chegar a um comum acordo em relação a interpretação de 1Tm2:4.

Deseja...todos...salvos. Indica a universalidade da Graça e não o universalismo da Salvação. Deseja(Gr thelõ - com a conotação de sentimento - e não "boulomai", com a idéia de deliberação ou planejamento, decreto.

E posso também mudar a pergunta para você. Se Deus morreu por todos, quer que todos se salvem, me mostre na Bíblia esta capacidade que Deus deu para elas de chegar diante do Senhor e dizer o quanto elas O querem?

Ficamos com Romanos então: "Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Romanos 9:15-16

Em Cristo,

Anderson Demoliner

Sola Gratia

Quanto malabarismo: "universalidade da Graça" e "não universalismo da Salvação", não precisa se esticar todo! Também não precisa usar a mente pra saber que desejo não é a mesma coisa que decreto! Outra coisa: Deus morreu na cruz? E Deus morre? Outra coisa: E o carcereiro e o ladrão na cruz estavam hipnotizados quando um disse "o que devo fazer" e o outro "lembra-te de mim"? Misericórdia!

Malabarismos é ver você pegar um texto tão claro à favor da predestinação como Atos 13:48 e fazer este negócio que fez no texto todo.

É o que dá você entrar com seus pressupostos humanistas em textos tão simples e claros. Pare de turvar as águas e deixe que o Evangelho fale mano.

Outra coisa quando você me mostrar nas escrituras que o homem se arrepende sozinho e consegue dizer o sim definitivo para Jesus e ser salvo podemos continuar este debate, que tal?

Abraços, em Cristo

Anderson Demoliner

Sola Scriptura

Postar um comentário