Qual era a Lei que era contra o homem nas suas ordenanças? A lei cerimonial? De jeito nenhum! Afirmar isso é trocar os pés pelas mãos! Ora, a lei cerimonial socorria o israelita quando este violava a lei moral! A lei cerimonial servia de socorro aos filhos de Israel! O Senhor Jesus nos resgatou da maldição da lei naquilo que era mais gritante, a lei moral! Toda a lei, a lei dada por Deus aos filhos de Israel, com seus 613 mandamentos, o Senhor venceu e a cravou na cruz com sábado e tudo! “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” Colossenses 2:14. Perceba: não foi a lei que morreu para o remido, mas foi o remido quem morreu para a lei ao confiar no sacrifício de Cristo na cruz, pois este tomou parte na morte do Senhor pela fé: “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus; Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra” Romanos 7:4, 6. Isso é prego batido e ponta virada. Tudo isso foi resolvido na cruz! Por isso que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer, Romanos 1:16. E se o Senhor não tivesse resolvido o problema do homem perante a justiça Divina preceituada pela Lei Moral, o homem seria salvo de quê? O homem só é salvo para não ser condenado, lógico! E só existe condenação se houver juízo preceituado por lei. Tendo Cristo sido feito maldição para nos resgatar da maldição da lei, Lei Moral, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” Gálatas 3:13, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, Romanos 8:1. Dizer que a lei que foi cravada na cruz foi a lei cerimonial é o mesmo que chutar a bola da marca do pênalti e mandar a bola pela lateral do escanteio. É errar em coisas primárias. Sendo o erro proposital ou não, não deixa de ser erro. É construção em cima de areia fofa que qualquer neblina leva fácil. A Igreja de Laudicéia é pobre e anda nua, Ap. 3:17, por essas e outras brigas de foice no escuro. Aos remidos, graça e paz!

25 comentários:

voce esta EQUIVOCADO.A lei cerimonial, Jesus aboliu na cruz, e a lei mortal(eterna),Ele cumpriu no meu e no seu lugar e esta, ainda continua vigente, para servir de condutor á Cristo

Ainda á tempo: a lei que me referi é MORAL, e não mortal(erro de digitação)

Muito bom texto acima não é a lei que morre é alguns crente que morre para a lei pela fe em Cristo o justo vivera pela fe gl 3-11 porem para outros ela esta em vigor e estao debaixo de maldicao, pois se os da lei sao herdeiros anula-se a fe e cancela a promessa rm 4-14 lei moral ou cerimonial anula fe e cancela a promessa estamos sendo guiados pela lei do Espirito Santo

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;Romanos 8:2-4 veja porquanto era impossivel a lei.

Muito legal o texto, infelizmente por pensar assim fui chamado de antinomiano.

Falam que a lei é eterna, mas, se vamos passar a eternidade com o Senhor, vai haver lei por lá? estranho este negócio, não acham? Hebreus 7:18-19,22,25. Hebreus 8:6,13 ( Se Jesus alcançou um ministério, é mediador de uma melhor aliança, que está confirmada com melhores promessas, qual a utilidade de guardar a lei?

Abraços, na Paz do Cordeiro

Anderson Demoliner

Sola Gratia

William Ribeiro Bueno disse...

Apocalipse 14:12- Aqui esta a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Então meu amigo quer dizer que toda a lei moral foi cravada na cruz. Puxa Puxa vida quer dizer que agora pode matar, roubar, adulterar, e tudo mais. Já que não tem mais lei tudo pode.
Sinceramente meu amigo!!!! Totalmente equivocado!!! A lei cerimonial é que teve seu fim na cruz, pois prefigurava o sacrifício de Jesus. Mateus 5:17,18- "Não penseis que vim revogar a lei e os profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento", "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.


Ora, sabemos que a lei cerimonial existia em função da lei moral. E não esta em função daquela! Sendo assim, e porque assim é, qual a lei que o Senhor cumpriu? Como pode a lei cerimonial ter tido fim na cruz se esta lei estava para socorrer o judeu quando da violação moral? O Senhor cravou na cruz aquilo que mais aterrorizava o homem, acusando-o de pecador! Qual a lei que o Senhor veio cumprir, Anônimo? O Senhor cumpriu a lei cerimonial e a moral deixou para os homens? Misericórdia! E o Senhor nos resgatou de que maldição? Só faria sentido se o Senhor tivesse cumprido toda a lei e nos resgatado de toda a lei! E foi isso que aconteceu!

Agora, claro que não podemos sair matando por aí, porque se não seremos presos. É crime! E ainda mais: nenhum filho de Deus, aqueles que foram transportados das trevas para o a luz, teria esse pensamento de querer matar, roubar, adulterar e coisa desse tipo. Aliás, uma pergunta pra você: Você seria capaz de cumprir a lei até o último J e o último til?

Graça e paz!

Que contraste, a lei de Exodo 20 revela o caráter de Deus, e de acordo com Malaquias 3, 6, Deus não muda. Jesus aboliu a lei? Então Ele mentiu quando disse; ''não vim abolir''...Paulo fala da maldição da lei, mas ao mesmo tempo diz que o mandamento, se referindo a lei, é ''santo, justo e bom''. Em Rom 2, 13 ele afirma que não basta ouvir a lei, mas sim praticá-la. A salvação pela graça não nos dá o direito de virarmos as costas aos preceitos de Deus. A bíblia nos diz que seremos julgados, e para sermos julgados, deve existir uma lei, correto? Tiago chama os mandamentos de Deus de ''lei da liberdade'' e afirma que se guardamos todos mas tropeçamos em apenas um, somos culpados de todos.2,10. Em Daniel 7, 25 vemos que um poder mudaria as leis de Deus, e infelizmente, isso se reflete em nossas igrejas atuais. Jesus nos libertou da lei, portanto podemos matar, roubar, adulterar, afinal se não há lei, de acordo com Paulo não há condenação........

Olá Théo!

Em primeiro lugar é um enorme prazer ter você por aqui! Fico grato pela sua contribuição neste blog, pelo seu ponto de vista ter engrandecido ainda mais o conhecimento daqueles que por aqui passam.

Sobre seu comentário - Dizer que Deus não muda é chover no molhado. Deus é o Ser invariável por ser perfeitamente Infinito.
"Jesus aboliu a lei?" Claro que Ele não veio para isto. Ele veio vencer a lei, coisa que ninguém havia feito. O cumprimento da lei teria que ser feito, até o último J e o último Til. E nem Davi conseguiu essa proeza, somente o Senhor. E não é por isso que Ele é Salvador?
Claro, o mandamento é santo, justo e bom. Mas você o é? Pelo contrário, somos informados que pelo mandamento vem o conhecimento de que somos maus.
Sim, não basta ouvir a lei, tem que praticá-la! Mas, quem pratica? Ficar sem trabalhar em um dia da semana é bom e cômodo, mas isso nunca foi cumprir o Santo Mandamento do Senhor.
Nós não viramos as costas para os mandamentos do Senhor, pelo contrário, somos informados de que morremos para ele em Cristo, e um mandamento não tem força sobre quem já está morto.
Por fim, claro que não podemos matar, roubar, adulterar se não somos presos. E isto, claro, não condiz com a conduta de quem já é remido!

Graça e paz!

Paulo, é sempre bom debater com pessoas educadas. Por isso quero lhe fazer uma pergunta. Se afirmo que Cristo aboliu a lei na cruz, em que se baseia então essa Nova Aliança?

Veja bem, entendo seu ponto de vista, mas se Cristo ''venceu'' a lei, ele naturalmente a aboliu, correto? Mas Ele disse: ''até que céus e terras passem'', nada será tirado da lei. A obediencia a lei de Deus é algo natural, não forçado. Somos perfeitos, claro que não, então por qual motivo Deus revelou essa lei?? Tiago afirma que a lei é como o espelho. Um espelho não é capa de nos dar beleza, mas mostra nossa condição. Da mesma forma, a lei mostra nossa condição espiritual, e isso é inerente ao ser humano. Quando questionado por um jovem acerca da salvação, Cristo citou os mandamentos, e deixou bem claro que a simples obediencia por si só não nos pode salvar. Mas é como disse, a salvação pela graça não nos livra da obediencia, pelo contrário, nos leva a ela. Não podemos pensar; ''não posso matar porque seria preso'', mas sim porque essa não é a vontade de Deus. hebreus 8 nos fala a respeito da Nova Aliança, e ali é dito que Deus gravaria Sua lei na mente e no coração de Seus povo. Por isso, se torna tão perigoso afirmarmos que a lei moral foi abolida, pois assim abolimos também o padrão moral cristão. Abraços mais uma vez..

o melhor versículo para esse debate encontra-se em Galata 5 leiam todo o texto e peçam a sabedoria do Senhor. Que Deus os abençoe.

Ainda bem então que toda a lei foi cravada na cruz,sendo assim não preciso de abandonar minha vida no mundo do crime,pois roubo para comer e trabalho de pistoleiro,ainda bem que minha fé é oque importa.

Querido Devair Paulino, claro que esse seu pensamento é insensato. Você não pode viver na vida do crime, até pode, mas não deve, se não vai preso. Também não pode roubar, se não você será preso também, porque isso é crime. Por exemplo, responda-me: todas as pessoas que não estão nem aí para a Lei de Moisés, andam matando, roubando ou na vida do crime? Equivocado este seu pensamento! Cumprir a Lei de Moisés não é NÃO matar, roubar ou não andar na vida do crime. Isto qualquer ateu faz! O problema está em cumprir rigorosamente o 613 mandamento! Porque você sabe: descumpriu apenas um, um fiasco apenas, é réu de TODOS! E o Altíssimo, vendo esta situação, providenciou o que você leu na postagem acima! Grato!

para o "anonimo" e os demais...
Mateus 5:17,18- "Não penseis que vim revogar a LEI E OS PROFETAS. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento". Não seria o caso de interpretar corretamente "LEI E OS PROFETAS"? Será que Jesus estava falando das leis outorgadas por Moisés ou da "BIBLIA HEBRAICA" (ou como podem querer alguns, Torah (Lei-PENTATEUCO), Nebi'im (Profetas - Anteriores e Posteriores))

alguns estão discutindo também sobre a questão da necessidade da lei no ceu...
vejam esta profecia (para mim, escatológica) em Jeremias 31:31-34
Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
E aí...? voces acham que alguem sentirá alguma tentação ou vontade de "pecar" com as leis de Deus escritas e totalmente compreendidas e aceitas dentro de si?
Não haverá mais motivos para tal... estaremos resgatados e retornados ao estado de perfeição existente antes da queda (com a diferença que não haverá mais jeito de pecar)

O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Prov-28:9 maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém. Deut- 27:26 A lei é Maldição? me explique esses versículos.

Os gregos em sincretismo com os Romanos, ao criarem uma segunda escritura chamada de "Biblia" adulteraram o Nome da verdadeira escrituras sagradas, colocando a Toráh Escrituras usadas pelos apostolos e por nosso senhor yeshua, como Lei! toda as vezes que você meu amigo ler ( Lei) em suas escrituras, troque por torá, o Livro sagrado de todo o povo israelita, não se deixe enganar pela instituição Romana (igrejas).

Não, não! Não é de instituição romana que estou falando nesta postagem. E quando falo em Lei me refiro à Torá mesmo, não é outra Lei. Outra coisa, em nenhum momento da postagem acima é dito que a lei é maldita, pelo contrário, maldito é todo aquele que NÃO cumprir os mandamentos da Torá, e TODA a Torá. Você cumpre? Para viver agarrado à Torá tem que negar o sacrifício do Senhor Jesus, por completo. Porque, ou apela para o Senhor Jesus, ou vai viver aos trancos e barrancos tentando guardar a Lei, nem que seja de muito longe. A Torá é santa, mas quem tropeçar nela, coitado. Ainda bem que o Senhor Jesus resolveu isso na cruz! Graça e paz!

Simples assim: os adventistas carecem de conversão e novo nascimento. Vcs estão numa religião de angústia.

Você que pensa que estamos em uma religião de angustia e vc é livre pra fazer o evangelho "barato" pra vc o sofrimento de Jesus te liberou pra pecar pois não tem mais lei 1º João 3:4 pecado é a trasgressão da lei na biblia diz que o sofrimento morte de Jesus é entender que a lei me leva Cristo já que ela me condena sempre...

Então temos q guarda o sábado do senhor

Somos livres em Cristo, mas o aposto paulo:nao façam da vossa liberdade pauco para libertinagem . Graça e Paz

Somos livres em Cristo, mas o aposto paulo:nao façam da vossa liberdade pauco para libertinagem . Graça e Paz

Postar um comentário