“E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” Hb 9:15-17. Antes da morte do testador, o Senhor Jesus, não havia Novo Testamento. E por isso, não havia graça salvadora estendida a todos os homens. Enquanto o Senhor vivia, enquanto corria o sangue pela suas artérias, Ele ensinou e cumpriu a Lei de Moisés. E o fez pelo pé. Até o último jota e o último til. Por isso que Ele é Salvador.


Para vencer o pecado, a morte e Satanás, o Senhor Jesus teve que entrar pela porta estreita da Lei e andar pelos caminhos apertados da Lei. E assim Ele o fez. “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a Lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz”. Ef 2:15. O Senhor não desfez a Lei Cerimonial. A Lei Cerimonial socorria o filho de Israel quando este quebrava o mandamento da Lei de Deus. Para aplacar a ira de Deus e para que ele, israelita, continuasse vivendo recorria, apelava para a Lei Cerimonial. O Senhor desfez na cruz aquilo que era mais gritante: a Lei, que apontava para o homem o seu pecado e o matava. Como pode a convivência de duas alianças? Como pode a convivência de dois testamentos? Isso só causaria confusão! Deus não é de confusão! Isso só cabe na cabeça de uma Ellen White e do seu grupo que querem se justificar ficando sem trabalhar num dia da semana. Ficar sem trabalhar no sábado nunca foi guardar a Santa, Justa e Perfeita Lei de Deus. Que adianta ficar sem trabalhar no SÁBADO e pecar o resto da semana? Coitado de Davi. Ficou apenas na retórica.


Admirava a Lei, exaltava a Lei. Mas ficou só na teoria. Adulterou com a mulher de Urias e mandou matar a Urias. Recorreu à misericórdia do Senhor no Salmo 51 porque sabia que seu pecado estava sempre diante de si. A Lei não foi dada para que alguém a admirasse, para que alguém cresse nela. A Lei de Moisés foi dada por Deus para ser cumprida. E não cumprir até o último jota e até o último til é condenação na certa. Muitos vão dar com os burros na água diante de Deus. E os que vão pagar pelo pé são os que, principalmente, andaram ensinando e pregando inverdades. Ali, diante de Deus, cabeças vão rolar.


Aos remidos, graça e paz!

5 comentários:

Olá...

Só uma correção, acho que foi erro de digitação, Davi armou para matar Urias, e não a mulher dele, Bethseba que depois se tornou mulher de Davi com quem teve outros filhos, pois o filho do adultério morreu. Um primeiro filhos (no caso o segundo) de Davi e bethseba é Salomão, que veio a se ternar rei de Israel.

Os 10 mandamentos não cairam, por conscequência o 4º mandamento também não, mas Jesus deu um novo significado para essa dia de descanso.

A Lei de Deus é perfeita e deve ser seguida por todos os Cristão o paradigma é a interpretação de Jesus, no sermão do monte.

Sem mais...
Graça e Paz.

Obrigado pela correção! Abraços!

Ao Esli Soares

Afirmar que a Lei do Senhor é perfeita é chover no molhado! Deus sendo perfeito só poderia criar uma Lei perfeita! Isto reconheceu o salmista ao declarar: “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” Salmos 19:7. Mas, como já afirmei, a Lei do Senhor não foi dada para que alguém a admirasse nem ficasse a vida toda lançando elogios sobre ela. A Lei foi dada por Deus, AOS FILHOS DE ISRAEL, para que fosse cumprida até o último jota e até o último til, Lv. 18:5. O Senhor Jesus, para se tornar o salvador de pecadores, teria que, necessariamente, ensinar e cumprir a Lei com todos os seus preceitos e mandamentos. Se o Senhor Jesus não tivesse cumprido a Lei, ou pelo menos tivesse tropeçado em um só ponto da Lei de Deus, Ele, o Senhor Jesus não seria o Salvador. Isto porque não teríamos o homem perfeito que ofereceu sua vida no lugar de homens imperfeitos. Sendo que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei e foi a cruz de moto próprio, se tornou o Salvador. E agora “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” Gálatas 3:13. Deve-se perceber, e isso é coisa primária, que quando o Senhor Jesus proferiu o Sermão do Monte em Mateus capítulo 5 seus sangue ainda corria pelas suas artérias, seu sangue ainda não havia sido derramado. E como todos sabem, ou deveriam saber, um testamento não tem força de valor enquanto vive o testador: “Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” Hebreus 9:16 e 17. Lógico, o Novo Testamento só passou a ter força de lei depois da morte do testador, ou seja, depois da morte do Senhor Jesus: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” Mateus 26:28. Antes disso, antes do sangue do Senhor Jesus ser derramado, não havia Novo Testamento, não havia graça salvadora estendida a todos os homens, e o que vigorava era o Antigo Testamento, a Antiga Aliança, preceituada pela Lei de Moisés! Então tudo o que o Senhor Jesus viveu e ensinou foi baseado, preceituado pela Lei de Deus dada aos filhos de Israel através de Moisés no Monte Sinais: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” Mateus 7:12. Com a morte do Senhor, o que era contra nós, ou melhor, os preceitos da Lei, que nos matava quando da quebra do mandamento, foi riscada e, mais, foi tirada do nosso meio e cravado na cruz! Colossenses 2:14. Que a Lei do Senhor é perfeita, claro que é! E todos quantos não se enquadrar aos seus ditames serão penalizados e provados pela justiça do Altíssimo. Mas para nós, REMIDOS, o fim da Lei é Cristo, Romanos 10:4. E mais: “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” Romanos 8:1. Só há necessidade de juízo se existem preceitos que nos acusa de pecados. Todavia, afirmou o apóstolo: “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”; “Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra” Romanos 7:4.6. Graça e paz!

Ok PC...

Só vale na Bíblia para nós o que foi escrito depois da morte de Jesus? É isso mesmo o que você está dizendo?

Seu texto é bom... eu até concordo com quase tudo, estamos debaixo da Cruz e não da Lei, isso é certo, mas agora devemos cumprir a Lei de Deus, não para que sejamos salvos, mas por que já somos salvos. As leis cerimoniais acabaram porque um único e perfeito sacrifício foi feito.
Mas a lei moral é ainda o que vigora como padrão para as nossas vidas.

Sem mais... graça e paz.

Qual era a Lei que era contra o homem nas suas ordenanças? A lei cerimonial? De jeito nenhum! Afirmar isso é trocar os pés pelas mãos! Ora, a lei cerimonial socorria o israelita quando este violava a lei moral! A lei cerimonial servia de socorro aos filhos de Israel! O Senhor Jesus nos resgatou da maldição da lei naquilo que era mais gritante, a lei moral! Toda a lei, a lei dada por Deus aos filhos de Israel, com seus 613 mandamentos, o Senhor venceu e a cravou na cruz com sábado e tudo! “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” Colossenses 2:14. Perceba: não foi a lei que morreu para o remido, mas foi o remido quem morreu para a lei ao confiar no sacrifício de Cristo na cruz, pois este tomou parte na morte do Senhor pela fé: “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus; Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra” Romanos 7:4, 6. Isso é prego batido e ponta virada. Tudo isso foi resolvido na cruz! Por isso que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer, Romanos 1:16. E se o Senhor não tivesse resolvido o problema do homem perante a justiça Divina preceituada pela Lei Moral, o homem seria salvo de quê? O homem só é salvo para não ser condenado, lógico! E só existe condenação se houver juízo preceituado por lei. Tendo Cristo sido feito maldição para nos resgatar da maldição da lei, Lei Moral, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” Gálatas 3:13, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, Romanos 8:1. Dizer que a lei que foi cravada na cruz foi a lei cerimonial é o mesmo que chutar a bola da marca do pênalti e mandar a bola pela lateral do escanteio. É errar em coisas primárias. Sendo o erro proposital ou não, não deixa de ser erro. É construção em cima de areia fofa que qualquer neblina levas fácil. A Igreja de Laudicéia é pobre e anda nua, Ap. 3:17, por essas e outras brigas de foice no escuro. Aos remidos, graça e paz!

Postar um comentário