Pastor, o senhor não deveria ter ido à rádio às vésperas do ano 2000. Aquela era uma época turbulenta onde a aprendizagem acontece com facilidade. Todos esperavam que o mundo acabasse. Mas o senhor foi. Tudo bem. Só que não deveria ter dito o que disse. Ninguém pode brincar com as coisas sérias da vida. E dizer que o mundo iria acabar no ano 2000 era e sempre foi brincadeira. Coisa para quem anda sendo levado pelo vento. Mas ainda bem que lá no rádio o senhor não afirmou essa tolice. Fiquei aliviado. Aliviado porque eu espera tudo do senhor. E tudo que eu esperava, eu ouvi. Menos uma coisa. Nunca esperei que o senhor dissesse ao povão que o mundo, um dia, iria acabar. Não exatamente no ano 2000, é claro. Mas um dia, que não sabemos quando, o mundo iria ter fim. E no pior das contas, o senhor se baseou no texto sagrado. Claro, o senhor na qualidade de pastor não era de se esperar um arrazoado baseado nas teorias da termodinâmica e nem nas analogias com a lei da entropia. Se assim fosse, o senhor teria mais poder de me convencer e talvez corroborasse a fé de muitos religiosos. Mas o senhor se baseou no registro de Mt. 24:3.

Pastor, permita-me. Minha intenção não é ensinar ao senhor. Quem sou eu! Mas a força da lógica me obriga a dizer o que vou dizer: lá em Mt. 24:3 realmente fala-se em fim de mundo. Mas não se está falando do fim do planeta. Todos nós sabemos, pastor, e todo o povão sabe também, que Deus criou todas as coisas existentes de forma perfeita. E aquilo que é perfeito está pronto, está acabado. Não precisa de reparos na sua forma nem se pode destruir. A questão ali envolvida no diálogo do Senhor com os seus discípulos era e é de cunho escatológico. A conotação ali é do fim do governo do homem sobre a Terra. Quando o Senhor vier, as potências dos céus serão abaladas, e todo olho verá o Filho do homem vindo sobre as nuvens com poder e grande glória. A justiça eterna será implantada, os pecados terão fim, a visão e a profecia serão seladas, a transgressão não existirá mais e a iniqüidade será aniquilada (Dn. 9:24). Coisas que ainda não aconteceram.

O senhor deveria até ter brincado com as coisas sérias também. É na brincadeira que se encontra a eficácia da aprendizagem. Mas o senhor deveria saber, como homem grande, que todo capítulo 24 do evangelho de Mateus refere-se à última semana profética revelada através do profeta Daniel (Dn. 9:24) para o povo de Israel. O senhor sabe que tem muita gente que acredita que as setenta semanas dadas para o povo de Israel já foram cumpridas na sua totalidade. Mas isso é poeira. Coisa de gente que não cresceu. Pastor, o ano 200 passou e nada aconteceu. O que o povo dizia sobre esse ano era tudo fantasia. E as fantasias continuam sendo construídas pelo povo. Com toda sinceridade e humildade, um abraço e graça e paz da parte do Deus Eterno.

0 comentários:

Postar um comentário