Quem quer que maneje a Palavra do Altíssimo, tem que saber que os termos REINO DOS CÉUS e REINO DE DEUS apontam para situações diferentes. Este é um conhecimento primário, necessário, e todo aquele que ama a verdade deve dominar. Do contrário, trocará os pés pelas mãos. Foi o que aconteceu com o nobre Leandro Quadros. No afã de acertar a mira, errou do primeiro ao quinto.

No programa Na Mira da Verdade, exibido no dia 23/03/2012, Leandro Quadros foi questionado sobre Mateus capítulo 5 e versículo 19 e acabou por afirmar que, “os que são considerados menores no Reino dos céus, são assim considerados pelos que estão no céu”. E que, no versículo 20 do capítulo 5 de Mateus o Senhor teria afirmado que, “para entrar no céu, é necessário mais que a legalidade dos fariseus” (Veja o Vídeo clicando aqui!). É aquela velha história, se está na Bíblia está na Bíblia e cabe em qualquer lugar. Agora, pergunte se é possível montar uma bicicleta com um pneu de trator... Não dá! O que o Senhor ensinava lá, para os judeus, preceituado pela lei de Moisés porque antes da cruz, não cabe aqui depois do Senhor ter ido à cruz, derramado sua vida e de ter o Pai homologado o sacrifício de Seu filho ressuscitando-O dos mortos.

Pedimos ao leitor a devida atenção para os seguintes detalhes:

O primeiro evangelho a ser proclamado foi o Evangelho do Reino. Inicialmente por João Batista: “E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: arrependei-vos, porque é chegado o REINO DOS CÉUS.” Mateus 3:1 e 2. E depois por Jesus e seus discípulos: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o EVANGELHO DO REINO, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4:23. “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o EVANGELHO DO REINO, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 9:35. “Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o REINO DOS CÉUS.” Mateus 10:5-7.

Para distinguir melhor entre Reino dos Céus e Reino de Deus, o leitor deve fazer o seguinte confronto:

Mateus 5:3: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o REINO DOS CÉUS”.

Lucas 6:20: “E, levantando ele os olhos para seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o REINO DE DEUS.”

Mateus 19:14: “Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o REINO DOS CÉUS.”

Marcos 10:14: “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o REINO DE DEUS”.

Lucas 18:16: “Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o REINO DE DEUS.”

Na verdade, existe uma aparente dificuldade em diferençar as expressões Reino dos Céus e Reino de Deus. Mas só através dos confrontos analíticos entre Mateus, Marcos e Lucas é que as aparentes dificuldades serão dissipadas.

É no evangelho de Lucas que vemos os subsídios que vão esclarecer a definição das duas expressões e demonstra que, a despeito de grafar sempre REINO DE DEUS, Lucas tinha em mente situações diferente. Perceba: “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o REINO DE DEUS, respondeu-lhes, e disse: o REINO DE DEUS não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o REINO DE DEUS está entre vós.” Lucas 17:20 e 21. Ora, se o REINO DE DEUS não vem com aparência exterior, então a revelação do Filho do Homem com poder e grande glória não é e não significa REINO DE DEUS: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o REINO DE DEUS está perto.” Lucas 21:25-27, 31. Justamente aqui, Lucas grafou REINO DE DEUS, mas tinha em mente o REINO DOS CÉUS. Perceba o leitor que, segundo o texto grafado por Lucas 17: 20 e 21, o REINO DE DEUS é totalmente subjetivo, quer dizer, está instalado dentro de cada remido. Já o REINO DOS CÉUS virá com aparência exterior, que será antecedido de vários sinais como os descritos em Lucas 21:25-27.

Ora, quando o Senhor Jesus anunciava o Evangelho do Reino dos Céus (especificamente Evangelho do Reino) tinha em mente a restauração do reino de Israel com a implantação do governo do Senhor sobre a Terra durante o qual o lobo com o cordeiro morarão juntos, o leopardo com o cabrito se deitará, um menino pequeno guiará tanto a ovelha quanto o bezerro e o filho de leão, Isaías 11:6-9. E não foi para isto que o Senhor Jesus nasceu? Assim consta: “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e REINARÁ ETERNAMENTE E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM” Lucas 1:31-33. Foi justamente o estabelecimento deste reino anunciado primeiro por João Batista, depois por Jesus e em seguida pelos seus discípulos que o termo REINO DOS CÉUS apontava.

Como só pode haver testamento com a morte do testador, Hebreus 9:16 e 17, o Senhor Jesus não podia anunciar um Novo Testamento enquanto viva, sendo Ele próprio o testador da Nova Aliança, a tônica da mensagem do Evangelho do REINO era a lei de Moisés com todos os seus rigores. Para se entrar no Reino era exigido nada mais nada menos que justiça própria: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no REINO DOS CÉUS”, Mateus 5:20. Para participar do REINO DOS CÉUS, teoria sem prática era a mesma coisa que água de ralo abaixo: “Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no REINO DOS CÉUS”, Mateus 5:19. “Um destes mandamentos”! A que mandamentos o Senhor se referia? Aos mandamentos dados por Deus aos filhos de Israel por intermédio de Moisés. Não havia nada como: “Pela graça sois salvos”, Efésios 2:8 ou “Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”, Romanos 4:5.

O REINO DOS CÉUS não deve ser confundido com o REINO DE DEUS nem confundido com o CÉU. Nem o EVANGELHO DO REINO ser confundido com o EVANGELHO DA GRAÇA. Teimar nisso é desconsiderar conhecimentos primários da Palavra de Deus e considerar mais sua vaidade, sua “teologia”, seu movimento religioso do que a própria verdade de Deus. Pelo que se vê, Leandro Quadros errou e a mira passou longe da verdade.

Aos remidos, graça e paz!

3 comentários:

mas como voce me diz que: Lucas - grafou REINO DE DEUS, mas tinha em mente o REINO DOS CÉUS. vc esta deduzindo ou existe algo que comprova essa frase? e outra, sempre houve salvação e graça. noé achou graça perante Deus e Abraão tbm. se vc me diz que o tempo da graça é so com Jesus, esta errado. sempre houve...

Não saber, ou não querer, distinguir entre REINO DOS CÉUS E REINO DE DEUS é não enxergar o que está a um palmo a sua frente. É incorrer em erro primário na interpretação das Escrituras. Se tem algo que comprove "essa frase"? Tão claro como a luz do meio dia, a própria Palavra do Eterno comprova! Ver o estudo a cima!

Agora, dizer que houve graça salvadora estendida a todos os homens antes do Senhor Jesus é querer ser mais real do que o rei. Para não se prolongar muito, já que neste blog sobeja de matérias a esse respeito, citarei apenas uma escritura: "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade VIERAM POR JESUS CRISTO." João 1:17.

Ola ... (nao achei seu nome no blog)

De uma olhada em Lucas 1,46 ss, não poderíamos dizer que Maria pregou o Reino antes de J. Batista?

Paz e bem!

Postar um comentário