Nas Sagradas Escrituras, que é o que interessa, não nas escrituras de Calvino nem nas escrituras de Spurgeon é claro, consta o seguinte: “A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e venham ao pleno conhecimento da verdade” I Timóteo 2:4. Aqui, vê-se a presença de duas grandes verdades que abalam o coração de muitos pregadores da coisa esquisita que eles chamam de “predestinação”. Porque ambas as verdades aqui contidas detonam com essa teoria, a teoria da predestinação fatalista, criada por Calvino e sua turma. A primeira grande verdade é a verdade resultante do incomensurável amor de Deus. Ele simplesmente quer que todos os homes sejam salvos, nada mais. E não haveria de querer se já houvesse determinado que só alguns chegariam à luz. Deus não é moleque para prometer algo que Ele mesmo já houvera tornado impossível. Daí dizer que Deus já determinou alguns para a bênção e outros deixou ao acaso é querer manchar o caráter Daquele que não se deixa escarnecer! Deus amou ao mundo, a todos do mundo, e os queria salvos. Se era de Sua vontade que todos os homens fossem salvos, então nunca teria escolhido uns e desprezado os demais. Por causa desta verdade, o que tem de pregadores da predestinação fatalista querendo arranjar um jeitinho (o jeitinho brasileiro, talvez) de interpretar o texto de I Timóteo 2:4 ao seus ajustes não está na história.

A segunda grande verdade é que Deus quer que todos os salvos cheguem ao pleno conhecimento da verdade. A maioria dos remidos tem conhecimento de algumas verdades e às vezes demonstram algumas profundidades, mas esta não é a vontade de Deus. Sua vontade é que os remidos tenham pleno conhecimento da verdade. Muitos satisfizeram a primeira verdade contida no texto de Timóteo, mas não quiseram prosseguir em conhecer a verdade. é verdade que não exista alguém que conheça a verdade em sua plenitude, mas existem remidos que não se dão por vencidos e que, a cada dia, caminha em direção a esta plenitude sabendo que são aprazíveis a Deus nesse intento. A oposição a uma doutrina contrária à Bíblica, cruel e antagônica ao caráter de Deus, não poderia revelar em ninguém o conhecimento pleno da verdade e nem um conhecimento elementar.

A coisa chamada de Predestinação Fatalista é de todo insustentável. Se a Predestinação for uma verdade, por que teria alguém de orar pelo seu marido? Se este tal já foi eleito será salvo, mas se não foi não adianta orar pelo tal. Eis aí um nó que deixa muitos defensores da tal predestinação de dedos calejados, complicado de desatar. Se alguns já foram eleitos, determinados, predestinados, antes mesmo de alguém nascer, qual sentido do “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, se quem já foi eleito será salvo, nem que o papagaio lhe entregue a mensagem? Será que a pregação só faz sentido porque não se sabe a quem Deus escolheu? E o próprio Deus não o sabe? Defender uma mentira do tamanho da Predestinação Fatalista requer ginásticas mentais enormes e vista grossa para muitas escrituras que definem o contrário, isto é, que Deus amou a todos e a todos deu a mesma chance.

Sem saber como sair da camisa de força que é insistir nessa pregação do mundo cego, muitos se enrolam e se contorcem para não admitirem que, se admitindo essa “verdade” criada em laboratório particular como verdade, muitos perdidos chegariam do lado de lá da existência se gloriando: “só estou aqui porque fui rejeitado e não me deram chances de escolha”. Mas que barbaridade. Mas que absurdo de “evangelho”. Isso nunca foi evangelho. O evangelho da Graça do Senhor Jesus não comunga com essas obras da carne, com essas heresias. Deus, sábio que é, jamais admitirá que um pecador venha a alegar tal coisa. Que honra teria Deus abandonando tais pecadores à perdição? Pobres pregadores da tal Predestinação Fatalista! Terão que ter habilidade de sobra para desatar esse nó diante da justiça do Eterno!

Aos remidos, graça e paz!

12 comentários:

Lhe convidando para fazer parte do grupo arminianismo.
http://www.facebook.com/groups/136960139773033/

E se nunca ouviu peço que ouça esse podcast, irá lhe ajudar bastante.
http://bibotalk.com.br/site/tag/arminianismo

Um abraço

Jean Patrik

Obrigado por me aceitar no grupo arminianismo do Face. Quanto podcast indicado, ouvi. Embora não concorde em alguns pontos com o Paulo César (lá do site arminianismo) gostei muito da participação dele, bastante proveitosa. Graça e paz!

Somente a título de conhecimento: não foi Calvino o criador da doutrina da predestinação. Calvino foi quem melhor sistematizou e popularizou, mas não foi ele o "criador".
vejo que há falta de conhecimento sobre o assunto do qual está escrevendo. Com um pouco de leitura sobre história da igreja é fácil descobrir quem primeiro desenvolveu a doutrina da "eleição".
Agora, sinceramente, essa briguinha de criança entre arminianos e calvinistas em nada ajuda a propagação do evangelho. A única coisa pra que serve é causar escândalo e mau exemplo pra os que não são salvos.
Precisamos dar um basta nisso e não colocar mais lenha na fogueira. Predestinação e livre arbítrio são questões secundárias na salvação do homem. Eu não quero saber se estou salvo porque fui predestinado ou porque resolvi aceitar a cristo. O que importa é que estou salvo.
Vamos gastar nosso tempo com assuntos produtivos, que exaltem o nome de Deus. Vamos pregar o evangelho para as pessoas e o mais importante de tudo: vamos dar bom exemplo.
Temos diferenças de pensamento? Sim. As pessoas não são iguais. Mas será que não podemos viver em comunhão? Ou será que existe um céu pra os calvinistas e outro pra os arminianos?
Vamos gastar nosso tempo produzindo algo para alcançar os perdidos e não para mostrar a eles a nossa falta de união e nossa desavença.

Um abraço,
Roberto

“Há falta de conhecimento no assunto”? E o assunto tratado na postagem acima foi sobre a origem do ensino esquisito da Predestinação Fatalista? O tema central não foi este. Mesmo assim, sendo Calvino referência quando o assunto é “Eleição” e sendo ele o sistematizador e responsável pela popularização deste ensino, não vejo problema em dizer que ele, Calvino, é criador desse monstrengo. Seria falta de conhecimento em dizer que o criador da doutrina da predestinação foi o próprio Deus ou o apóstolo Paulo. Ou se fosse dito aqui que o criador da doutrina da predestinação foi Barack Obama. Aí sim, é falta de conhecimento explícita.

Irmão Roberto, o que causa escândalo à Igreja não seria as práticas carnais e a cobrança indevida de valores bem como falsos ensinos ao sabor dos credos ao invés da exposição da verdade? Será que predestinação e livre arbítrio são assuntos secundários na salvação do homem ao ponto de chamarmos de “briguinha”? Se fosse briguinha, esse tema teria persistido por séculos?

Será que existe um céu para os Adventistas, outro céu (terra) para as Testemunhas de Jeová, outro céu para os calvinistas e outro para os que defendem o livre arbítrio? Todavia, devemos receber esse amontoado de credos e de doutrinas passivamente ou seguir a orientação dada em Judas 1:3: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”

Dizer a verdade e somente a verdade é dar bom exemplo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2Timóteo 2:15. Agora, dizer amém aos ensinos de da Predestinação Fatalista não é um bom exemplo de quem conhece a verdade.

Cordialmente, graça e paz!

Se Deus quer que todos os homens se salvem, então porque todos não serão salvos, existe alguma coisa que possa impedir o querer de Deus? Ou os planos de Deus podem ser frustrados? Quando o apóstolo diz que Deus quer que todos os homens se salvem, ele não está tratando de doutrinas, como, eleição, predestinação, justificação, redenção etc..., mas está falando de homens de todas as classes sociais, é isso que o contexto nos mostra. Agora se Jesus morreu para salvar todos os homens, então seu sacrifício não foi assim tão eficaz, a ponte de alguns irem para o inferno,já que por aqueles que Ele morreu removeu de uma vez só e para sempre os pecados.

Sou cristao com 10 anos de estudo da palavra de Deus, a biblia diz que somente Deus quem pode salvar ou seja da morte para a vida das trevas para luz ou seja nascer novamente assim como ninguem escolhe nascer nesta terra da mesma forma é o nascimento espiritual para a vida eterna

Sou cristao com 10 anos de estudo da palavra de Deus, a biblia diz que somente Deus quem pode salvar ou seja da morte para a vida das trevas para luz ou seja nascer novamente assim como ninguem escolhe nascer nesta terra da mesma forma é o nascimento espiritual para a vida eterna

Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Romanos 9:13-17

Note que no caso jaco e esau é antes de eles terem nascido de fazer bem ou mal Deus escolheu um o texto em romanos que trata do assunto nao esta querendo ensinar que Deus ja sabia que um seria bom e outro mal por isso diz que nao depende de que quer ou de quem corre.

Note que no caso jaco e esau é antes de eles terem nascido de fazer bem ou mal Deus escolheu um o texto em romanos que trata do assunto nao esta querendo ensinar que Deus ja sabia que um seria bom e outro mal por isso diz que nao depende de que quer ou de quem corre.

Isso é um caso específico, Deus predestinou Moisés para ser o libertador e levar o povo para morar na terra prometida, mais o mesmo Moisés não pode entrar na terra , significa dizer que Moisés também não foi salvo? de Maneira nenhuma.

As pessoas tem que entender que predestinação, pode ser para salvação, para um serviço específico, para um propósito como foi o de Nabucodonosor em castigar Israel

E aí PC Graça e Paz!

Porque tudo aquilo que vocês não conseguem entender( ou quem sabe acreditar?!?!), vocês julgam que está em contradição com o caráter de Deus?

A predestinação é "insustentável"? não precisa botar vs né, aqui e lá no cincosolas te responderam as mesmas coisas!!

Você disse: "Se a predestinação é verdade, porque teria alguém de orar pelo seu marido? sinceramente, não consigo acreditar que foi você que fez esta pergunta!! Até os calvinistas fazem perguntas estranhas assim, tipo, " os arminianos não podem orar pela salvação de uma pessoa, senão Deus teria que passar por cima do livre arbítrio dela"

Você também disse sobre o "Ide", Pôxa é um mandamento!!, cristão de verdade não fica parado e acomodado, até porque ninguém sabe quem são as pessoas que vão ser salvas! Todos nós, sejam calvinistas ou arminianos gostaríamos que todas as pessoas fossem salvas ( não estou falando de universalismo!!!), mas não vai acontecer!!!

Você falando sobre o ide: ... e o próprio Deus não o sabe? É claro que Ele sabe, mas as pessoas tem que ouvir a pregação do Evangelho!!

E o pior!! Deus quer salvar a todos mas não pode, por que a vontade do homem sobrepuja a vontade de Deus. E Deus fica com cara de coitadinho fazendo beiço por que o homem não o quiz. tem que haver muita hermenêutica de cambalhota e "requer ginásticas mentais enormes" para acreditar nisso: " A vontade do homem é soberana sobre a vontade de Deus"

Na paz do Cordeiro

Anderson Demoliner

Sola Gratia

Postar um comentário